TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia AVA 1

Casos: Filosofia AVA 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 6

Filosofia. Ava 1;

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1

Iniciado em domingo, 1 setembro 2013, 12:30

Completado em domingo, 1 setembro 2013, 12:57

Tempo empregado 26 minutos 50 segundos

Notas 4/6

Nota 1 de um máximo de 1.5(67%)

Question1

Notas: 1

“Imagina homens que vivem numa espécie de morada subterrânea, em forma de caverna, que possui uma entrada que se abre em toda a largura da caverna para a luz; no interior dessa morada eles estão, desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo a ficarem imobilizados no mesmo lugar, só vendo o que se passa na sua frente, incapazes, em virtude das cadeias, de virar a cabeça. Quanto à luz, ela lhes vem de um fogo aceso numa elevação ao longe, atrás deles. Ora, entre esse fogo e os prisioneiros, imagina um caminho elevado ao longo do qual se ergue um pequeno muro, semelhante ao tabique que os exibidores de fantoches colocam à sua frente e por cima dos quais exibem seus fantoches ao público.”

PLATÃO, “O Mito da Caverna”, A República, Livro VII. 6° ed.São Paulo: Ed. Atena, 1956.

Disponível em: http://lopesca.blogspot.com.br/2011/04/caverna-moderna.html. Acesso em: 30 jan. 2013.

Disponível em: http://digartmedia.wordpress.com/2011/06/04/televisao-a-moderna-alegoria-da-caverna. Acesso em: 30 jan. 2013.

Considerando a alegoria apresentada por Platão no “Mito da Caverna” e as duas charges, podemos afirmar que:

I. A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.

II. Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.

III. A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. III, apenas.

b. I, apenas.

c. I, II e III.

d. II e III, apenas.

e. I e II, apenas.

Comentário sobre a resposta incorreta: Volte à leitura da questão e reveja a web aula para saber mais sobre Platão e o Mito da Caverna.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question2

Notas: 1

(ENADE 2008)

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:

Escolher uma resposta.

a.

Menino mordido por um lagarto. Michelangelo Merisi (Caravaggio) – National Gallery, Londres. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/A55A04/W.nsf/Opra/BRUE-5ZKBSA>. Acesso em: 07 fev. 2013

b.

Abaporu - Tarsila do Amaral. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 07 fev. 2013.

c.

Figura e borboleta - Milton Dacosta. Disponível em: <http://www.fotolog.com/mundomaisarte/148000000000009449/> Acesso em 07 fev. 2013.

d.

Homem idoso na poltrona. Rembrandt van Rijn – Louvre, Paris. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/Portrait-of-an-Old-Jew-Oil-on-Canvas-posters_i9035109_.htm> Acesso em 05 fev. 2013.

e.

O grito. Edvard Munch – Museu Munch, Oslo. Disponível em: <http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html>. Acesso em 07 fev. 2013.

Resposta correta: O grito – Edvard Munch – Museu Munch, Oslo.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção correta já que através dessa obra de Edvard Munch é possível perceber o grande sofrimento, a angústia frente à realidade. A tela “O grito” foge ao padrão de beleza tradicional que é uma característica marcante do Expressionismo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

(ENADE 2011)

Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com