TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud "Alem Da Alma"

Trabalho Universitário: Freud "Alem Da Alma". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO FILME "FREUD - ALÉM DA ALMA

Freud graduou na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em psiquiatria. Não continuou seu trajeto como pesquisador, devido as dificuldades financeiras o impediram. Começou sua carreira clínica atendendo pessoas com problemas nervosos. Foi contemplado com bolsa de estudos em Paris para conhecer Charcot, ele era um psiquiatra francês que tratava pacientes histéricas com a hipnose. Além da sua formação em medicina Freud também estudou biologia, filosofia e anatomia para clarear os segredos da evolução da vida e a relação do homem com seu meio. Ele estimulou um olhar do homem para si mesmo.

O filme relata sobre a vida e o pensamento de Freud no período inicial da descoberta da Psicanálise, relacionando suas descobertas acerca do funcionamento do inconsciente humano às suas experiências pessoais. Ao tratar uma jovem histérica e sexualmente contida, formula o conceito do Complexo de Édipo.

Através de diálogos e direção magistral de John Huston o filme é uma excelente introdução às idéias do criador da Psicanálise. Os impasses e as dificuldades a que foram submetidas às primeiras elaborações de Freud na tentativa de compreensão da histeria serviram como força propulsora na construção da teoria psicanalítica. O filme busca retratar essas questões quando apresenta as primeiras especulações de Freud em seu desejo de compreender o funcionamento do psiquismo humano.

No início de seus estudos, sob a influência de Charcot e Breuer, Freud formula a teoria do trauma, através da qual postulava a origem dos fenômenos histéricos em um episódio de sedução que teria ocorrido na infância e que viria a adquirir valor traumático na vida adulta mediante a vivência de situações que recordariam as lembranças, ocultas pela repressão.

As lembranças dolorosas se comportavam como um corpo estranho, alheio à consciência, desencadeado os sintomas histéricos. O método catártico (catártico vem de catarse. Que significa purificação espiritual por meio do emocional) desenvolvido por Breuer com o auxilio da hipnose visava à recordação e a elaboração dos acontecimentos traumáticos, produzindo a descarga emocional necessária para a cura dos sintomas.

Durante algum tempo a hipnose foi a principal forma de tratamento utilizada por Freud. No entanto, alguns pacientes não se deixavam hipnotizar. Como era o caso da senhorita Ana, encarnada em alguns momentos pela personagem Secily no filme.

Não conseguindo hipnotizar Secily na primeira sessão, Freud é levado a descobrir o método de associação livre, em que a paciente narra tudo o que vem à cabeça, sem censura.

Durante a sessão Secily confessa ter sido molestada pelo pai e para silenciar com relação a esse fato ganha uma boneca de presente. Porém, Freud passa a desconfiar do relato da paciente quando percebe que esta ainda a guarda com muito carinho, o que, na verdade, deveria ter sido rejeitada por fazer referência ao ato traumático. Algum tempo depois, Secily nega ter sido assediada pelo pai e ameaça suicidar-se, afirmando ter construído esta história apenas para agradar seu médico. Freud então começa a se dar conta que alguns relatos dos pacientes se baseavam naquilo que eles acreditavam que o médico queria ouvir, além de passar a especular que talvez os pacientes não estivessem se recordando de uma lembrança, mas de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com