Fritz Perls
Trabalho Universitário: Fritz Perls. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fyg10 • 24/5/2014 • 823 Palavras (4 Páginas) • 3.023 Visualizações
ANALISE DO VIDEO DO CASO GLÓRIA – FRITZ PERLS MAB35
A paciente Gloria tem 30 anos, não disse sua profissão e não deixou claro seu estado civil. Não ficou claro o real motivo de Gloria ter procurado uma terapia, me pareceu estranho o fato de Perls não perguntar a razão dela o ter procurado.
São discutidos assuntos que surgem na própria terapia, como porque ela mexe as mãos, quando ela se refere ao canto coloca a mão no peito, e balança os pés, essas observações irritam Gloria, fazendo com que ela fique sempre na defensiva.
Perls descarta todo o conteúdo verbal e se concentra no nível não verbal, que para ele seria a única maneira do paciente não se enganar, tanto que o canto dela era o peito, angustia, o desejo de ser amada
Em um momento Gloria fala que não sente que tem contato com ele, que eles não estão no mesmo nível, que ele está sempre superior e não se importa quando ela fica brava com ele etc. Pareceu que Glória tinha problemas se as pessoas discordassem dela, tivessem um conhecimento amplo e segurança (nesse momento se estabeleceu uma fronteira). Ela queria ser entendida, aceita, confortada, protegida e queriam que os outros estivessem no seu nível – ao invés de julgá-la por ser “falsa”, por exemplo . Gloria demonstrou uma certa aversão por contatos, físicos (com o abraço da amiga) e emocionais (como quando ela fala sobre se aproximar de Perls). No meu entendimento o que ela queria era receber o abraço e poder chorar. Tanto que Perls encerra a sessão quando vê os primeiros surgimentos de lagrimas.
O terapeuta age, e deve agir, de forma a inquietar o paciente para que ela mesmo busque conhecer a si mesmo, entender seus sentimentos e vontades. Perls faz isso no vídeo, deixa Gloria frustrada em muitos momentos para que ela mesma se conheça a partir disso. O terapeuta não deve dar respostas e conselhos, mas contribuir para que o paciente mesmo descubra o que fazer e então ter seu organismo funcionando em harmonia em todos os aspectos, biológico, intelectual, emocional, financeiro, etc.
A Gestalt terapia trabalha com uma equação awareness – dar-se conta, tempo presente deve ser igual a realidade, aqui e agora, enquanto em outras terapias profundas se busca o passado. Na Gestalt o que se trata é o que é obvio, o “presente”, o que esta na superfície.
Qualquer fuga para o passado ou futuro é considerado resistência, mecanismo de defesa, quando Glória se remete ao passado, querendo explicar que ficava no canto, ela estava fugindo da realidade, porque era difícil admitir que estava sendo falsa. Por mais que tenhamos influências de acontecimentos passados e que nossas ações agora possam influenciar ações no futuro, a única coisa que temos é o tempo presente o “ aqui e agora”.
O objetivo da Gestalt Terapia é que a paciente recupere seu potencial, e que possa integrar as polaridades em conflito, compreender a diferença entre jogar um jogo, especialmente jogos verbais e a diferença desse jogo com o comportamento. Perls fala para Glória dizer o que ele falaria, ela diz que ele diria que ela é falsa, ela diz que ele é falso também, eu percebo que ela mesmo com vergonha reconhece que estava se mascarando, e sendo falsa para que as pessoas
...