Funcionalismo
Resenha: Funcionalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: citenale • 17/5/2014 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
FUNCIONALISMO
A psicologia funcional, como sugere o nome, se interessa pela mente tal como esta funciona ou é usada na adaptação do organismo em seu ambiente. O movimento funcionalista se concentrou numa questão prática: O que os processos mentais realizam? Os funcionalistas estudavam a mente não do ponto de vista como sua composição ( Estrutura de elementos mentais),mas como um conglomerado de funções ou processos que levam as consequências práticas do mundo, e para isso se utilizou o princípio da seleção natural de Darwin que diz que a evolução favorece as plantas e os animais a se adaptarem melhor as condições da vida.
Os estudos da mente feitos por Wundt e Titchner nada revelavam das consequências ou resultados da atividade mental. Nem aspiravam a isso, pois essa meta utilitária não era compatível com sua abordagem da psicologia como ciência pura. O funcionalismo, na qualidade de primeiro sistema exclusivamente americano de psicologia, foi um protesto deliberado contra a psicologia de Wundt e o estruturalismo de Titchener, vistos como demasiado estreitos e restritos. Eles não conseguiam responder as perguntas que os funcionalistas faziam: O que a mente faz? Como ela o faz?
O desenvolvimento histórico do funcionalismo, ao contrário do estruturalismo, foi promovido por líderes intelectuais com vários interesses e formações. Pode-se atribuir parcialmente a essa base diversificada o fato de o funcionalismo, ao contrário do estruturalismo, não ter estagnado nem declinado. Influencias anteriores do funcionalismo: Charles Darwin, Francis Galton e dos primeiros estudiosos do comportamento animal. A atual psicologia americana é funcionalista tanto em termos de orientação como de atitude. Evidencia-o a ênfase nos testes, na aprendizagem, na percepção e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptação e o nosso ajustamento ao ambiente.
...