Funcionalismo
Tese: Funcionalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandabean • 29/9/2014 • Tese • 376 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
O que é Estruturalismo?
Inicialmente desenvolvido na linguística, o estruturalismo corresponde a uma atitude vulgarizada nas ciências sociais a partir dos anos 60. Consiste em explicar o real não apenas a partir dos seus elementos, mas sobretudo a partir da sua estrutura, na qual se vê uma realidade independente. Nas ciências sociais, essa estrutura será o sistema de relações que está na base da unidade dos grupos humanos. Como sistema, qualquer alteração que se produza num dos seus elementos implicará alterações em todos os outros. Cada transformação na estrutura corresponderia a um modelo, o que pressupõe a possibilidade de prever o modo de reação do modelo quando se altera um dos seus elementos.
O estruturalismo, que define a estrutura como uma construção do pensamento, recrimina o funcionalismo pelo "realismo" que reconhece à função e pela idéia de que toda a sociedade é explicável a partir das funções. Segundo alguns autores, outra diferença entre estruturalismo e funcionalismo situa-se no fato de o segundo procurar as diferenças entre sociedades enquanto que o primeiro procura as semelhanças ou analogias. O estruturalismo acabou por se combinar com o funcionalismo, nomeadamente ao salientar a importância da interdependência entre os elementos da estrutura.
O que foi o Funcionalismo?
O funcionalismo foi o primeiro sistema exclusivamente americano de psicologia datado desde 1850, ao contrário do estruturalismo, o funcionalismo se preocupava com as funções utilitárias e práticas da mente, como a mente funciona ou é usada na adaptação do organismo ao seu ambiente. Enquanto o estruturalismo interessou-se pelos conteúdos conscientes o funcionalismo focou seus estudos nas funções da consciência; os cientistas funcionalistas focaram seus estudos sobre as diferenças individuais, as variações entre os membros de uma mesma espécie, considerando a teoria evolucionista.
A fundação do funcionalismo não pretendia criar uma nova escola de psicologia, as idéias funcionalistas eram críticas ao estruturalismo. Grandes líderes intelectuais foram responsáveis pelo avanço do funcionalismo: Darwin e a teoria da evolução e Galton com o estudo dos problemas da herança mental e das diferenças individuais por exemplo.
O objeto de estudo do funcionalismo são os fenômenos e as condições, onde o termo fenômeno é usado para indicar que o objeto de estudo está presente na experiência imediata e o termo condições refere-se à importância do corpo, do cérebro em particular, na vida mental.
...