Funções mentais da velhice
Seminário: Funções mentais da velhice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Morganafischer • 8/5/2014 • Seminário • 255 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Funções psíquicas da velhice
Muitas pesquisas apontam que as funções psíquicas modificam de varias formas no decorrer da vida. Essas funções atingem formas em momentos diferentes, na juventude chamada de Inteligência fluida (agilidade mental, orientação em situações novas). Já com a idade avançada chamamos de Inteligência cristalizada (conhecimentos gerais, saber com base na experiência). Muitas pessoas afirmam que não confiam os idosos por conta de sua memória fraca, o idoso conserva a memória terciária (conserva informação de anos atrás). A memória mais afetada é a secundária (informação recebida a alguns minutos ou horas depois) e a primaria ( logo após receber a informação) .
Modificações de personalidade
As mudanças corporais levam os idosos a ficarem mais depressivos, pois já não existe mais a agilidade que precisa e conforme o passar do tempo, a lentidão do corpo é cada vez mais crescente para se adaptar as exigências do dia-a-dia. Com isso a auto-estima do idoso diminui levando-os a negar o envelhecimento ou levando-os a atribuir todos os seus problemas a dores físicos.
Os quatro lutos básicos da velhice:
1. O luto pelo corpo potente: Quando se torna consciente pelo declínio físico.
2. O luto pelo papel paternal: Onde se perde a posição paternal e passa para o papel de avo, ou o mesmo não consegue desenvolver seu papel paternal por conta de impedimentos físicos, psíquicos ou sociais.
3. O luto pelo papel social: Perda do papel social ou econômico.
4. O luto pela perda de relações objeta significativo como, por exemplo, as perdas de amigos, familiares ou a viuvez (GRIFFA, M. 2001) .
...