TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt

Resenha: Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 3

Entre 1910 2e 1912 origina-se na Alemanha a Psicologia de Gestalt. Tendo como seus primórdios os três pesquisadores que marcaram algumas correntes teóricas foram este Marx Wertheimer, Kurt Koffka e wolgang Kohler. Wertheimer em uma viajem de férias observou que uma pequena luz ia continuamente no espaço entre duas lâmpadas, para um lado e para o outro. Ele ficou encantado com aqueles movimentos e começou a fazer experimentos, O pesquisador chegou à conclusão de que o movimento percebido nas luzes se dava na mente do sujeito, através da ilusão de ótica.

O estudo profundo sobre essa curiosidade de Wertheimer passou para outros cientistas que chegaram na descoberta sobre o cinema. Nessa mesma década, ele desempenhou alguns de seus trabalhos mais produtivos para a historia da psicologia da gestalt, tomou por objeto a análise e compreensão do movimento aparente. O que se entende pela palavra “Gestalt”? O subistantivo alemão “gestalt”, desde a época de Goethe, apresenta dois significados diferentes: (1) a forma; (2) uma entidade concreta que possui entre seus vários atributos a forma.

Kurt Koffka nascido em Berlim foi o mais criativo dentre os fundadores da psicologia da gestalt, através de suas palestras nas universidades dos Estados Unidos ele difundiu a psicologia gestalt, assim como todas a teorias novas a teoria da psicologia de gestalt também foi muito criticada. A psicologia da gestalt, na verdade, preocupam-se mais amplamente com os processos cognitivos, as questões relacionadas ao pensamento, a aprendizagem e outros aspectos da experiência consciente.

Wolfgang Kohler,foi o porta voz do movimento da gestalt, escritos com cuidado e precisão seus livros tornaram-se trabalhos padrões na psicologia gestalt. As ideias dos psicólogos da gestalt contradiziam grande parte da tradição acadêmica da psicologia alemã.

De acordo com os gestaltistas, o processo da percepção encontra-se entre os estímulos fornecidos pelo meio e a resposta do indivíduo. Destarte, o que é percebido pelo indivíduo e como é percebido são importantes elementos para que se possa compreender o comportamento humano. Assim como para o Behaviorismo, a Gestalt entende a Psicologia como uma ciência que estuda o comportamento.

O comportamento de acordo com os gestaltistas,deveria ser observado em seus aspectos mais globais e deveria haver a consideração das condições que alteram a percepção do estímulo. Como justificativa a essa teoria, embasavam-se na teoria do isomorfismo – esta pressupunha uma ideia de unidade no universo e pressupunha que a parte sempre se relacionava ao todo. Quando se vê somente a parte de um determinado objeto, por exemplo, há a tendência da restauração do equilíbrio da forma e isso garante que se entenda o objeto que se está percebendo.

O movimento de gestalt deixou uma marca permanente na psicologia e influenciou o trabalho a respeito da percepção, da aprendizagem, do pensamento, da personalidade, da psicologia social e da motivação. Ao contrario do seu maior rival – o behaviorismo -, a psicologia da gestalt manteu uma identidade separada. Seus maiores princípios não foram absorvidos pelo principal pensamento psicológico. Ela continuou a promover o interesse na experiência consciente como um problema legitimo para psicologia durante os anos que o behaviorismo dominava.

Muitos aspectos da psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com