Gestalt
Artigo: Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vannya • 3/5/2014 • Artigo • 464 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
GESTALT
Gestalt é um termo alemão de difícil tradução para a língua portuguesa, o termo mais próximo seria forma ou configuração, mas não correspondem ao seu real significado em psicologia.
Foram os físicos Ernest Mach e Christian Von Ehrefels quem desenvolveram uma psicofísica com estudos sobre as sensações de espaço-forma e tempo-forma, ou seja, o dado psicológico e o dado físico, eles podem ser considerados os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.
A gestalt surgiu de uma pesquisa feita por Max Wetheimer, no ano de 1912, onde o problema de pesquisa de Wetheimer envolvia a percepção do movimento aparente, a percepção do movimento quando nenhum movimento físico real tinha acontecido; esse movimento aparente não precisava de explicação, segundo Wetheimer, ele existia tal como era percebido, não podendo ser reduzido a nada mais simples, a esse fenômeno Wetheimer chamou de fenômeno phi.
Para os gestaltistas entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do individuo, encontra-se o processo de percepção, assim, o que o individuo percebe e como percebe são dados importantes para compreensão do comportamento humano. A gestalt faz críticas ao Behaviorismo, já que para os gestaltistas o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo já que eles se baseiam na teoria do isomorfismo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.
O fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura. O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma, tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas. Para Kurt Lewin a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do individuo num certo momento, para ele o campo psicológico era o espaço da vida considerado dinamicamente, onde se levam em contam não somente o individuo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes; Lewin criou o conceito de grupo, onde o grupo não é a soma das características de seus membros, mas algo novo resultante de processos que ali ocorrem, transportou o nação de campo psicológico para a psicologia social, criou o conceito de campo social formado pelo grupo e o seu ambiente.
Diferente do associacionismo a psicologia da gestalt vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, para o behaviorismo e o associacionismo aprendemos porque estabelecemos relações dos objetos mais simples para os mais complexos, enquanto que para a gestalt o todo tem papel fundamental para a compreensão do objeto, consideravam que a aprendizagem e a solução de problemas se relacionam com a estruturação do campo perceptual, deriva da gestalt o termo insight que designa uma compreensão imediata, quanto uma espécie de entendimento interno.
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/2128154-gestalt/#ixzz30i2JHwAi
...