Gestão Do Conhecimento
Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruna113 • 21/11/2013 • 1.929 Palavras (8 Páginas) • 377 Visualizações
Aspiral do Conhecimento
Em um cotidiano profissional a espiral do conhecimento pode ser aplicado quando se tem na empresa colaboradores com certa experiência e conhecimentos que adquiriram durante sua jornada no mercado de trabalho nesta etapa o conhecimento explícito, que anteriormente fora ´internalizado´, vai agora ser ´socializado´ novamente, disponibilizando-o aos funcionários, fazendo com que o conhecimento seja efetivado enfim, exatamente como uma espiral. Afinal a criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo. o conhecimento explícito, que anteriormente fora ´internalizado´, vai agora ser ´socializado´ novamente, disponibilizando-o aos funcionários, fazendo com que o conhecimento seja efetivado enfim, exatamente como uma espiral. Afinal a criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo.
Neste contexto profissional a inovação tem um efeito importante pois, ajuda na disseminação do conhecimento entre os colaboradores da empresa, onde pode-se desta forma criar formas de passar a informação adiante.
Na atualidade a gestão do conhecimento tem um papel de bastante importância pois como o próprio texto diz a gestão do conhecimento deixou de ser algo frívolo para ser uma importante ferramenta de estratégia organizacional e está se tornando prioridade neste campo.
A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia.
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado. É algo contínuo.
Benchmarking
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
AMBIENTE “Ba”
O “Ba” fornece uma plataforma para o avanço do conhecimento individual e coletivo
possibilitando que sejam elaborados processos sociais capazes de criar conhecimentos por
meio de conversão do conhecimento e combinação entre o tácito em explícito, que são abordados
pelos modos de conversão do conhecimento denominado processo SECI, ou seja, socialização, externalização, combinação e internalização. Na criação do conhecimento a geração (e regeneração) do “ba” é a chave, pois o “ba” proporciona energia, qualidade e local para o desempenhar as conversões individuais e percorrer a espiral do conhecimento. O” ba” é onde a informação é interceptada para tornar-se conhecimento.Sendo “Ba” o local da organização para a criação do conhecimento, os autores acima descrevem que dentro do processo de interação entre o conhecimento tácito e o explícito e
CLUSTER
Concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade e organizações correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes.
O cluster evidencia tanto a concorrência como a cooperação: as empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos, como por exemplo, formação de consórcio de exportação, compartilhamento de fretes e tratamento de matéria prima, aumentado a produtividade das empresas da região e estimulando a formação de novas empresas, reforçando e expandindo o próprio cluster.
A proximidade das empresas faz as mesmas interagirem com efeitos positivos. Esta concentração cria um mercado de trabalho especializado, atrai fornecedores de diversos tipos e gera um ambiente de disseminação de tecnologias. O que uma empresa faz no cluster, as outras ficam sabendo informalmente e também adotam, contribuindo para aumentar a competitividade da região automaticamente.
ESTÍMULO Á GESTÃO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO E BARREIRAS
A importância do conhecimento não é uma descoberta recente. Há muito esse conceito
reflete a ideia de poder. Entretanto, somente nas últimas décadas, as organizações
descobriram que a capacidade de gerar e utilizar conhecimento dentro da organização é
elemento básico capaz de criar competências e identidades específicas, proporcionando,
portanto, diferenciais competitivos e crescimento econômico.
Dessa forma, o conhecimento é, atualmente, fator fundamental em qualquer tipo de
organização, pública ou privada. Para que haja reconhecimento e proveito, entretanto, deve-se
destacar, particularmente, a cultura organizacional e social dominantes, bem como a
importância de um sistema de tecnologia de informação compatível com essa cultura
A
...