Globalização
Ensaio: Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lorrane • 19/10/2014 • Ensaio • 732 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
Considere a afirmação a seguir e assinale a alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os efeitos da globalização. "[...] De uma cultura para outra, significados variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos."
a.
A expansão do capitalismo global se faz respeitando as culturas locais.
b.
Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados.
c.
Significados sociais eram constituídos na relação desenvolvida entre os membros do grupo e entre estes e o entorno, raízes essas que hoje não são mais necessárias.
d.
O crescimento econômico das nações se tem dado de modo sustentável, posto que hábitos e costumes vêm sendo preservados em toda parte.
e.
Por mais que a modernização capitalista busque a padronização cultural pelo e para o mercado, fatos como a diversidade étnica, a variedade de línguas e profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de globalização.
0,5 pontos
Pergunta 6
A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:
a.
Participarmos de uma identidade globalizada e homogênea, uma vez que não podemos ter consciência da cultura de nossa própria época, nos lugares em que habitamos.
b.
Considerarmos as culturas tradicionais como melhores, uma vez que elas parecem ter maior controle sobre os indivíduos, regrando suas atitudes.
c.
Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
d.
Sempre considerarmos muito melhores os costumes alheios, uma vez que a rotina e a tradição reprimem a liberdade de expressão de nossa identidade.
e.
Procuramos sempre novas influências culturais que possam nos auxiliar a compreender melhor o costume alheio.
0,5 pontos
Pergunta 7
“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:
a.
A frase dá margem a muitos preconceitos e é utilizada para condenar pessoas inocentes apenas por integrarem determinadas comunidades culturais.
b.
Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
c.
Lévi-Strauss, grande antropólogo e responsável pelo combate a essa visão estrutural, afirmava que os traços culturais das sociedades devem ser analisados com base numa referência única e seriamente constituída.
d.
Tal afirmação implica uma boa dose de preconceito, não servindo a nossas discussões acadêmicas.
e.
Todo hábito cultural deve ser visto como uma expressão da globalização
...