Historia do trabalho
Por: Zicadoida • 26/9/2016 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
A palavra trabalho origina-se do latim tripalium ou tripalus, por outro lado era o nome de uma ferramenta de crueldade para torturar os escravos e presos. Ainda que o significado era associado a atos cruéis, pode se atribuir a aspectos positivos, como o desenvolvimento e transformação de cada ser humano. (SILVA & TOLFO, 2012)
No brasil o trabalho surgiu por volta do século XIX e constituía praticamente na forma de escravidão vivenciado na época, esse período acarretou várias transformações no esquema político, quanto o social. (KOWARICK, 1994)
O trabalho é uma primordialidade natural e interminável da humanidade, no qual o homem não pode deixar de exercer. Diferenciado dos animais irracionais, que se habitua ao meio ambiente passivamente, o ser humano age ativamente, conseguindo adquirir os patrimônios, o bem material indispensável para sua vivencia com seu próprio trabalho. (OMAR CARTES, 2006)
Estabelece também o trabalho como fenômeno psicossocial de ampla consideração para humanidade, é qualificado como algo fundamental para vida, o trabalho apresenta-se em segundo lugar como o mais importante na vida dos seres humanos, ficando em primeiro à família. Além do trabalho ser classificado como fonte de sustento, é também por intermédio deste que as pessoas chegam a se relacionar, a conviver com pessoas diferentes do seu grupo familiar, e se auto se realizar e projetar objetivos e metas pessoais, alcançando assim seus propósitos. (PINHO, NASCIMENTO, 2000).
O trabalho em si é complexo de ser esclarecido e consegue ter vários sentidos dependendo da importância que o mesmo representa para o indivíduo, o trabalho é algo que pode ser efetuado de maneira individual ou coletiva. Assim pode se dizer que a produção não é atuação do homem isoladamente; tem a todo momento caráter social, os indivíduos, com ou sem escolha, acabam se relacionando de um modo ou de outro, e o trabalho de cada um resulta em uma parcela do oficio social, mesmo nas sociedades mais antigas e com maior princípio, nos processos industriais mais avançados, se alcança uma relação social ente os processos de trabalho. (PINHO, NASCIMENTO, 2000).
O trabalho contemporâneo está passando por diversas variaçoes e essas alterações ocorrem em virtude a globalização dos mercados, crescimento da competitividade de preferencia entre empresas e países, inovações, reestruturação, tecnológicas e versatilidade do trabalho, consequentemente o papel do trabalho no capitalismo perdeu seu caráter corporativo e a proteção política, contudo mesmo que seja ser atualmente desviado, entretando tem grande importância para sociedade. ((OMAR CARTES, 2006))
Referencias:
http://historiabruno.blogspot.com.br/2013/04/a-historia-do-trabalho.html
http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF-D6-10.pdf
...