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Homem E Sociedade

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Por:   •  7/4/2014  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

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ANTROPOLOGIA CULTURAL

CULTURA

1. NATUREZA DA CULTURA

O Termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) não se restringe ao campo da antropologia.

Muitas vezes, a palavra é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculto” a que não obteve instrução.

Os antropólogos não empregam os termos culto ou inculto nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma superior à outra. Elas apenas são diferentes.

CONCEITUAÇÃO

• Conceituar cultura não é algo fácil. A cifra ultrapassa 160 definições.

• Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, é abstração do comportamento e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias.

• IDÉIAS

• Edward B. Tylor (1871) “Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquirido pelo homem como todas as coisas e acontecimentos relativos ao homem”.

• ABSTRAÇÃO

• Kroeber e Kluckhohn (1952) “Cultura é uma abstração do comportamento concreto, mas em si própria não é comportamento”.

• COMPORTAMENTO APRENDIDO

• George McClelland Foster (1962) “Cultura é a forma comum e aprendida da vida, compartilhada pelos membros de uma sociedade, constante da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores conhecidos pelo grupo”.

A CRUZ

• IDEIA – quando se formula a sua imagem na mente;

• ABSTRAÇÃO – quando ela representa, na mente, um símbolo dos cristãos;

• COMPORTAMENTO – quando os católicos fazem o sinal da cruz.

VÁRIOS ENFOQUES DA CULTURA

• IDEIAS – conhecimento e filosofia;

• CRENÇAS – religião e superstição;

• VALORES – ideologia e moral;

• NORMAS – costumes e leis;

• ATITUDES – preconceito e respeito ao próximo;

• PADRÕES DE CONDUTA – monogamia e tabu;

• ABSTRAÇÃO DO COMPORTAMENTO – símbolos e compromissos;

• INSTITUIÇÕES – família e sistemas econômicos;

• TÉCNICAS – artes e habilidades;

• ARTEFATOS – machados de pedra, telefone etc.

ESSÊNCIA DA CULTURA

Para os antropólogos, a cultura consiste em ideias, abstrações e comportamentos.

IDEIAS

São concepções mentais concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimento e crenças teológicas, filosóficas, científicas, tecnológicas, históricas etc. Ex. as línguas, a arte, a história etc.

ABSTRAÇÕES

Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das ideias, da mente, excluindo-se totalmente as coisas materiais, ou seja, coisas e acontecimentos não observáveis, não palpáveis, não tocáveis. Ex. Cristianismo.

COMPORTAMENTO

São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos em face do meio social. Ex. A Moral, As Leis, Os Costumes, Os hábitos etc.

COMPONENTES DA CULTURA

A cultura se constitui dos seguintes elementos:

CONHECIMENTO: É o próprio conhecimento transmitido de geração em geração.

CRENÇAS: É a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Ex. Lobisomem, os mistérios, igualdade dos sexos etc.

VALORES: Indica objetos e situações consideradas boas, desejáveis, ou seja, riqueza, poder, crenças como também indica sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano. Ex. gostar, desejar, liberdade de expressão, de religião, direito à vida etc.

NORMAS: São regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações. Consistem, pois, em um conjunto de ideias, de convenções referentes àquilo que é próprio do pensar, sentir e agir em dadas situações. Ex. Andar vestido, usar jeans, cabelos longos e colares dos hippies, mulher usar saia ou calça comprida etc.

SÍMBOLOS: são realidades físicas ou sensoriais às quais os indivíduos que os utilizam lhes atribuem valores ou significados específicos. Ex. a Cruz (fé cristã), a cor branca (luto para os chineses) etc.

RELATIVISMO CULTURAL

A posição cultural relativista tem como fundamento a idéia de que os indivíduos são condicionados a um modo de vida específico e particular, por meio do processo de endoculturação¹. Adquire, assim, seus próprios sistemas de valores e sua própria integridade cultural.

As culturas, de modo geral, diferem umas das outras em relação aos postulados básicos, embora tenham características comuns.

Toda a cultura é considerada como configuração saudável para os indivíduos que a praticam. Todos os povos formulam juízos em relação aos modos de vida diferentes dos seus. Por isso, o relativismo cultural não concorda com a idéia de normas e valores absolutos e defende o pressuposto de que as avaliações devem ser sempre relativas à própria cultura onde surgem.

Os padrões ou valores de certo ou errado, dos usos e costumes, das sociedades em geral, estão relacionados com a cultura da qual fazem parte. Dessa maneira, um costume pode ser válido em relação a um ambiente cultural e não a outro e, mesmo, ser repudiado.

Exemplo: no Brasil, come-se manteiga; na África, ela serve para untar o corpo.

ETNOCENTRISMO

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