Humilhação social na psicologia
Resenha: Humilhação social na psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fl123a • 20/5/2014 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
Humilhação social em psicologia
Podemos observar que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações às quais os trabalhadores mais pobres da sociedade são expostos diariamente. Eles são julgados pelas suas diferenças e seus valores, essa humilhação sofrida pelos pobres é efeito da desigualdade política. O sistema político intervém de diversas maneiras para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas já que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital.
A desigualdade social no Brasil tem sido percebida como decorrência do processo de modernização, trazendo a nossa sociedade a miséria, a fome, a baixa escolaridade, a violência, o sofrimento, o medo, a humilhação.
Marx com suas determinações econômicas e Freud com suas determinações puncionais afirma que é possível compreender o mecanismo das relações sociais e as pressões inconscientes que o homem em seu contexto social manifesta. Na visão marxista a questão da humilhação social é vista pela ótica socialista onde o indivíduo vive em sociedade capitalista, e na visão da psicanálise o problema é visto através da ótica do próprio indivíduo internamente, para depois exteriorizar e passar a influenciar a sociedade na qual vive.
A desigualdade social trata se de um fenômeno político e ao mesmo tempo psicológico e essa classe trabalhadora é afetada emocional e psicologicamente no que diz respeito á forma que é tratada diante da classe dominante e seus privilégios, sentindo – se isolada, rebaixada a todos os benefícios que o dinheiro proporciona e isso mexe com a mente do homem o deixando angustiado e fazendo com que ele fique isolado na sociedade e muita das vezes lhes falta coisas extremamente necessárias como: alimento, educação, trabalho, os deixando mais suscetíveis à violência.
Há muitos profissionais que não são visto pela sociedade principalmente os trabalhadores braçais que ficam invisíveis perante eles. O combate da desigualdade está na transformação social desse individuo com alfabetização e educação de qualidade.
...