INFLUÊNCIA DE CONDIÇÕES BIOLÓGICAS E CONDIÇÕES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA
Relatório de pesquisa: INFLUÊNCIA DE CONDIÇÕES BIOLÓGICAS E CONDIÇÕES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcaogdsufs • 5/1/2015 • Relatório de pesquisa • 923 Palavras (4 Páginas) • 1.059 Visualizações
TEXTO 5: A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES BIOLÓGICAS E DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.
1-PERSONALIDADE: UMA ABORDAGEM DA PERSONALIDADE QUE ABRANGE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO; E A ABORDAGEM LONGITUDINAL, ESTUDO DE FREUD, RESULTA NUM MELHOR ENTENDIMENTO DA PERSONALIDADE, ONDE FREUD SOLICITAVA A SEUS PACIENTES QUE RECORDASSEM DE EVENTOS DE SEU PASSADO QUE INCLUÍSSEM EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DA INFÂNCIA, MENINICE E DA ADOLECENCIA; LEMBRANDO QUE O AUTOR DO LIVRO, NO QUAL FOI RETIRADO ESSE “TEXTO 5”, INCLUE TAMBÉM QUE UM PROCEDIMENTO INVERSO É POSSIVEL, ONDE OBSERVANDO UM ORGANISMO JOVEM E ANOTANDO AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NO COMPORTAMENTO SOB CONDIÇÕES DE DIVERSOS ESTIMULOS; NESTE “TEXTO 5”, FOI PROPOSTO DOIS PROBLEMAS ESPECIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE: AS LIMITAÇÕES BIOLOGICAS E AS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM ESPECÍFICA E TAMBÉM O EFEITO DAS PRIMEIRAS ESTIMULAÇÕES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO POSTERIOR DA PERSONALIDADE.
2-HEREDITARIEDADE: A HEREDITARIEDADE NÃO E CAUSA DO COMPORTAMENTO, NÓS NÃO HERDAMOS INTELIGENCIA, APTIDOES ESPECIAIS OU CARACTERISTICAS DE PERSONALIDADE, A HEREDITARIEDADE SIMPLISMENTE ESTABELECE O LIMITE DENTRO DO QUAL UM ORGANISMO PODE RESPONDER;
3-AINTERAÇAO DOS GENES DETERMINA A ESTRUTURA PARTICULAR QUE OS PAIS TRANSMITEM AOS SEUS DESCENDENTES; OS TRAÇOS QUE OS PAIS TRANSMITEM SÃO SOMENTE AQUELES QUE RECEBERAM.
4-MEIO: FALA-SE POR EXEMPLO DO MEIO PRÉ-NATAL, CONSISTINDO EM DIETA, NUTRIÇÃO, SECREÇÕES GLANDULARES E OUTRAS CONDIÇOES DA MÃE QUE AFETAM O CRESCIMENTO DO FETO. OS PSICOLOGOS FALAM DO MEIO COMPORTAMENTAL, SENDO UM TERMO MAIS INCLUSIVO QUE SE REFERE AOS ESTIMULOS ATUAIS COMO OS QUAIS OS ORGANISMOS INTERAGEM E A SUA HISTÓRIA DE ESTIMULOS ANTERIOR;
5-UM PSICOLOGO CONHECIDO COMO KANTOR DESCREVE O MEIO COMO SENDO A SOMA TOTAL DAS ESTIMULAÇÕES QUE UMA PESSOA RECEBEU DESDE A SUA CONCEPÇÃO ATÉ A MORTE, SENDO DIFÍCIL SEPARAR OS ESTIMULOS QUE PERTENCEM AO MEIO DO ORGANISMO E AS RESPOSTAS QUE ELE DÁ A ESSES ESTIMULOS. O CONCEITO DE MEIO COMPORTAMENTAL NÃO É LIMITADO SIMPLISMENTE A OBJETOS FÍSICOS CIRCUNDANTES, PORQUE, A MENOS QUE ATUEM COMO ESTÍMULOS NÃO EXERCERÃO NEHUMA INFLUENCIA SOBRE O COMPORTAMENTO.
6-LIMITAÇÕES BIOLÓGICAS E POTENCIALIDADES: CERTAS ESTRUTURAS PODEM AGIR COMO UMA VANTAGEM NO APRENDIZADO DE ALGUM COMPORTAMENTO OU COMO DESVANTAGEM EM ADQUIRIR OUTRO TIPO DE COMPORTAMENTO; SENDO QUE UMA ESTRUTURA INCOMPLETA OU DEFICIENTE ATUA COMO DESVANTAGEM E LIMITA AS POSSIBILIDADES DE SE ADQUIRIR CERTOS COMPORTAMENTOS.
7-ESTRUTURA HEREDITÁRIA: A NATUREZA E O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS CORPORAIS LIMITA, EM MUITOS CASOS, A POSSIBILIDADE DE AQUISIÇÃO DO COMPORTAMENTO; A PRESENÇA DE UMA ESTRUTURA É CONDIÇÃO NECESSARIA MAS NÃO SUFICIENTE PARA A AQUISIÇÃO DE UM COMPORTAMENTO, SENDO QUE NÃO ASSEGURA A OCORRÊNCIA DE UMA RESPOSTA. LEMBRANDO QUE AS ESTRUTURAS SÃO HERDADAS, MAS O COMPORTAMENTO NÃO É.
8-DEFEITOS ESTRUTURAIS: AS LIMITAÇÕES ESTRUTURAIS DE UM INDIVIDUO PODEM SER DEVIDAS A HEREDITARIEDADE, A ACIDENTES OU A DOENÇAS, POR EXEMPLO: UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL ESTÁ LIMITADA QUANTO A AQUISIÇÃO DE CERTOS MOVIMENTOS COORDENADOS ESPECIFICOS, DEVIDO A UM DANO OCORRIDO ANTES O NASCIMENTO. OS DEFEITOS ESTRUTURAIS TAMBÉM PODEM SER HERDADOS, POR EXEMPLO: UMA DEFICIÊNCIA NA TIREOÍDE PARA PRODUZIR UMA ANOMALIA BEM ESTABELECIDA COMO O CRETINISMO.
9- A HEREDITARIEDADE NÃO É UMA CAUSA DO COMPORTAMENTO E NEM DA AUSÊNCIA; NEM OS ACIDENTES OU DOENÇAS CAUSAM A DEFICIÊNCIA MENTAL. EM AMBOS OS CASOS, AS LIMITAÇÕES E DESVANTAGENS BIOLÓGICAS RESTRINGIRAM A AQUISIÇÃO DO COMPORTAMENTO ATRAVES DA ESTRUTURA DO CORPO. POR ESTRUTURA ENTENDEMOS QUALQUER CONDIÇÃO ORGÂNICA, SOMÁTICA OU FISIONÔMICA. ESTÃO INCLUÍDAS TAMBEM CONDIÇÕES ANATOMICAS, FISIOLOGICAS E BIOQUÍMICAS QUE POSSAM EXERCER INFLUÊNCIA INDIRETA SOBRE
...