Ações ambientais no campo do desenvolvimento sustentável
Tese: Ações ambientais no campo do desenvolvimento sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandralu • 25/11/2013 • Tese • 1.716 Palavras (7 Páginas) • 315 Visualizações
8. Ações de Sustentabilidade Ambiental
2. OBJETIVO
A Classe Contábil já desenvolve ações de responsabilidade socioambiental por intermédio do programa de Responsabilidade Socioambiental, o qual amplia a participação política, social e ambiental dos contabilistas e dos funcionários do sistema CFC/CRCs por meio da ação de práticas ambientais e sociais como:
elaboração do Balanço Social;
gestão de resíduos gerados nas atividades internas como a coleta seletiva dos resíduos gerados;
consumo consciente de energia, água e materiais de expediente(papel, copos descartáveis etc);
campanhas do agasalho e de brinquedos;
doação de resíduos recicláveis(papel, copos descartáveis e garrafinha de água mineral), aumentando o ciclo de vida desses produtos.
Com base nessas ações, o Projeto Ações de Sustentabilidade Ambiental do PVCC/ CFC estará difundindo ações de sustentabilidade social e ambiental junto às organizações governamentais e não governamentais.
2.1. OBJETIVO GERAL
O Projeto Ações de Sustentabilidade Ambiental tem como objetivo promover ações de sustentabilidade socioambiental em organizações governamentais e não governamentais para a sensibilização da mudança de comportamento e a internalização de atitudes ambientais corretas.
2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Para atingir seu objetivo geral, este projeto terá os seguintes objetivos específicos:
• Estimular a reflexão e a mudança de atitude;
• Motivar ações ambientalmente corretas;
• Promover a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho;
• Incentivar a melhoria da qualidade de vida;
• Usar racionalmente os recursos disponíveis;
• Destinar adequadamente os materiais recicláveis;
• Possibilitar melhorias na gestão de recursos.
3. AÇÕES DE SUSTENTABILIDA AMBIENTAL A SEREM DESENVOLVIDAS
A seguir são elencadas ações de sustentabilidade socioambiental que podem ser implantadas pelas organizações governamentais e não governamentais com o apoio e a colaboração da classe contábil:
3.1. Ações de Neutralização de Carbono
A ação de compensar as emissões de gases de efeito estufa é conhecida por Neutralização de Carbono. O termo “neutralização” não significa que não há impactos por essa atividade. Significa que foi realizada uma ação de compensação ambiental que irá contribuir no combate ao aquecimento global.
No intuito de estimular e motivar reflexões e ações de mudança de atitude quanto às questões socioambientais, o Projeto disponibiliza na sua página na internet a calculadora que mensura as emissões de carbono emitidas por cada um durante as atividades de rotina diárias, cujo objetivo é neutralizar tais emissões. A calculadora informa também a quantidade de árvores plantadas serão necessárias para neutralizar essas emissões. Trata-se de uma parceria com a ONG Iniciativa Verde, a qual disponibilizou para o Programa do Voluntariado a utilização da calculadora. Esta ação de sustentabilidade socioambiental está diretamente relacionada com o eixo da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis “Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida”, o qual tem como objetivo adotar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis”.
3.2. Elaboração do Balanço Social
O balanço social, ou relatório de sustentabilidade, é um meio de dar transparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em direção à sustentabilidade.
A publicação de um balanço social oferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade.
A proposta é de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental.
É importante enfatizar que para esta elaboração do BS a colaboração dos profissionais da contabilidade será de muita valia, pois será adotado como modelo a metodologia de elaboração do Balanço Social do Sistema CFC/CRCs já implantado na grande maioria dos Conselhos de Contabilidade.
3.3. Gestão de Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva de Lixo.
O meio ambiente é duramente castigado pela disposição inadequada dos materiais, geralmente em lixões a céu aberto, o que gera poluição de água, solo e ar, proliferação de vetores de doenças e diversos tipos de contaminações.
Boa parte desse transtorno ambiental poderia ser evitada com a participação de cada um de nós, já que todos geram resíduos e todos deveriam ser co-responsáveis pela gestão dos mesmos. É nesse contexto que se destaca a coleta seletiva, que é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis, para que não sejam descartados como lixo. Esse processo pressupõe a Redução, a Reutilização e a transformação de novos produtos pela Reciclagem artesanal ou industrial.
De acordo com os aspectos ambientais considerados, o programa é monitorado pelos seguintes indicadores:
VOLUME DE RESÍDUOS - percentual de material encaminhado para a reciclagem em relação ao total de resíduos gerados: é o indicador que
...