Impressões Sobre o Vídeo A Invenção da Psicanalise
Por: Carla Amorim Ramos • 26/6/2022 • Resenha • 591 Palavras (3 Páginas) • 69 Visualizações
No vídeo é possível identificar que Freud descobriu o inconsciente quando passou a tratar os seus pacientes na tentativa de aliviar os transtornos neuróticos. Com isso, houve o nascimento da Psicanálise. À época foi um momento de muita luta e resistência por parte da sociedade médica e vienense. Ele explorou através da nova descoberta vários casos na tentativa de entender o lado obscuro da alma. Utilizou o divã como local de investigação com seus pacientes e quebrou tabus ligados a sexualidade. Esse fato contribuiu para a emancipação das mulheres que sofriam abusos autoritários e deviam seguir padrões da época que nem sempre eram os desejáveis. Após um período de análises, Freud criou a Sociedade Psicológica da Quarta-Feira (uma reunião de médicos, historiadores e escritores) com o objetivo de mudar o comportamento e pensamento mundial através da Psicanálise. O ponto de partida foi falar e estudar os pacientes histéricos do Hospício da Salpetriere, onde habitava milhares de mulheres reprimidas consideradas “loucas”. As mesmas eram material de estudo para Charcot e posteriormente, Freud. O estado das histéricas era deplorável e eles queriam tipificar, classificar e sistematizar os sintomas. Charcot usava a hipnose. Freud e os demais médicos assistiam as aulas clínicas e as mesmas se popularizaram. Era visto que a hipnose cessava a histeria e as paralizações corporais e dessa forma ficou comprovado que esses sintomas eram neurose funcional (origem central).
Freud torna-se admirador de Charcot e passa a estudar a relação entre a histeria e a sexualidade e a partir deste ponto, ele descontruiu seus pensamentos (conservadores) e passou a repensar novos conceitos biográficos. Com seu natural critério de ambição científica juntamente com Breuer, Freud avança seus estudos em caso de histeria aguda da paciente Anna. Tendo em vista no período citado (1882), as mulheres tinham desejos, ideias e comportamentos reprimidos e a maioria delas, adoeciam e ficavam histéricas. Essa observação de que as mulheres deviam ser ouvidas, foi desenvolvida por Breuer – a terapia pela fala. Ele observou que os sintomas desapareciam. Anna foi a primeira paciente analisada no mundo. Freud continuou o trabalho de Breuer criando teorias sobre a sexualidade. Criou o livro “Estudos sobre a histeria” que mostra como tratar os pacientes histéricos através da fala que antecede a psicanálise. A grande lição do livro é mostrar que as mulheres necessitam da escuta e assim era feito nas terapias.
Esse feito tornou-se parte de um contexto histórico, quando os movimentos femininos se iniciavam com ênfase nesses estudos.
Com a criação do divã, Freud passou a ouvir os pacientes sem o uso da hipnose e o toque corporal. Apenas a fala livre e consciente. Após várias análises ele crê que as neuroses são conflitos infantis não-resolvidos. E diversas teorias de cunho sexual são criadas em parceria com seu amigo Fliess (bissexualidade, sedução, homossexualidade, neuroestemia). Ele sugere que os traumas sexuais infantis geram a histeria, e seus estudos ganham força e credibilidade, principalmente, porque ele se torna o próprio objeto de estudo das suas teorias. Ele criou a Teoria da Fantasia.
O inconsciente é pleno e a Psicanálise é usada como tratamento dos problemas psíquicos.
Um ponto importante é que se observou que as pacientes se apaixonam pelo psicanalista (que é um substituto). Esse processo se chama “transferência positiva”.
Freud criou o conceito de libido, energia sexual e recalque e define que tudo é registrado no inconsciente passando a estudar a questão da evolução do inconsciente com a evolução da humanidade.
Nasce desse ponto o estudo e análise dos sonhos dos seus pacientes.
...