Indicadores de Habilidades Interpessoais
Artigo: Indicadores de Habilidades Interpessoais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Meellzana • 1/10/2014 • Artigo • 366 Palavras (2 Páginas) • 601 Visualizações
) Indicadores de Habilidades Interpessoais – IHI como Ferramenta para Diagnosticar as Necessidades de Treinamento em uma Empresa de Comunicação
Treinar os colaboradores é importante não só para que as metas das empresas sejam alcançadas como também para que elas se mantenham no mercado, considerando o fato de que o cenário empresarial atual é competitivo e dinâmico.
O treinamento é o meio utilizado para levar os indivíduos a adquirirem ou ampliarem habilidades para executarem as tarefas, no menor tempo, com o menor esforço, menor custo e com a maior eficiência.
Treinamento pode ser entendido como um processo de educação que objetiva preparar os colaboradores para a execução das suas tarefas e funções, ou seja, a educação para o trabalho.
O treinamento melhora a transmissão das informações, ocasiona o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conceitos.
O levantamento das necessidades de treinamento pode ser efetuado em três diferentes níveis:
a) Nível da análise da organização total: o sistema organizacional;
b) Nível da análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento;
c) Nível da análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades.
Existem diferentes meios de se obter o levantamento das necessidades de treinamento, os quais podem diagnosticar quais os pontos fracos e os pontos fortes de uma organização. Os instrumentos mais utilizados são: entrevistas com pessoal; questionários; avaliação de desempenho; pesquisas de atitudes; exames de conhecimentos.
Um método desenvolvido pelos psicólogos Peter Quarry, Eve Ash e Julie Berg, é o Indicador de Habilidades Interpessoais (IHI). O IHI deve ser elaborado com base em cinco principais pontos que identificam as necessidades de treinamento: Habilidades Principais de Comunicação; Eficácia Pessoal; Habilidades de Equipe; Liderança e Líder com Situações Difíceis.
O método de avaliação 360º graus, consiste em resultados obtidos, pelo círculo de informações (feedback) que podem ser levantados pelos superiores imediatos, subordinados diretos, clientes, fornecedores e o próprio funcionário que fará a auto avaliação.
Os principais objetivos do método de avaliação 360º graus:
a) Fornecer um feedback objetivo e cuidadoso, que identifique as consequências, habilidades e comportamentos dos funcionários;
b) Melhorar a comunicação entre as pessoas da equipe;
c) Contribuir com informações relevantes para os processos de promoção dos empregados, plano de carreira e sucessão;
d) Estimular a busca pelo conhecimento, a reciclagem dos funcionários;
e) Provocar mudanças na cultura organizacional da empresa;
f) Estimular o empregado a busca de melhoria contínua.
...