Indústria do álcool
Resenha: Indústria do álcool. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: icetruckillerr • 16/10/2014 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
A lei seca aparece com objetivo não só de diminuir os acidentes, como também reduzir a violência e conscientizar os cidadãos para que cumpram a lei. Combater o alcoolismo, a impunidade a infratores da lei e incentivar os programas de educação no trânsito são métodos para que o país seja mais seguro, livre da violência no trânsito.
A indústria do álcool é uma das maiores do Brasil, e sendo a bebida alcoólica uma criação humana, eis que surge o réu do alcoolismo: a própria sociedade. Tal vício que destrói patrimônios e ceifa famílias todos os dias, foi o fator que levou a implantação da lei, que preocupou poucos e aliviou grande parte da população, que vê na nova medida a solução para a redução da violência no transito.
A impunidade é a mola propulsora para a violência, seja ela pela brandura de nossas penas ou pela morosidade da justiça. Uma vez que o cidadão alcoolizado causa um acidente grave, levando ou não a óbito a vítima, deve ser punido como qualquer outro criminoso. Tirar a vida de uma pessoa por não ter responsabilidade e comprometimento com a sociedade deve ser tratado como violência e para isso a justiça e punição devem estar ativas.
Com a implantação da lei seca, a redução de acidentes é clara, mostrando que a medida tomada pelo governo foi a mais adequada. Reduzir a violência no trânsito esta causando impactos socioculturais e econômicos, e mostrou que educar para mais tarde não ter que punir é um bom caminho. Já passou da hora daqueles que se dizem ‘responsáveis’ entender o significado da palavra e exercê-la.
Aumentar a conscientização com políticas públicas para que todos estejam de acordo com a lei é de extrema importância. Assim como criar mais programas de combate ao alcoolismo e aumentar a punição para com aqueles que desrespeitam a lei. Outra medida a ser tomada é restringir o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 21 anos, para diminuir acidentes após festas universitárias. Como
...