Inteligência social: sucesso nas relações sociais
Tese: Inteligência social: sucesso nas relações sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiasantiago • 26/3/2014 • Tese • 511 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
Introdução
Inteligência Social: sucesso nas relações sociais
Ao longo do tempo, temos experiências que acabam por formar a nossa personalidade. Algumas pessoas são mais comunicativas e outras são excessivamente introspectivas, mas isso não quer dizer que não saibam como devem se portar diante do seu círculo de relacionamentos. Desenvolver uma boa comunicação é fundamental e isso deve ser lapidado por todos nós. Quanto mais eficiente for nossa comunicação, mais clareza teremos do contexto que estamos inseridos.
Ter bom relacionamento ajuda a ganhar pontos no ambiente de trabalho. Capacidade de lidar com as outras pessoas e entender os sentimentos alheios. A Inteligência é a capacidade humana de criar e de resolver problemas. GOLEMAN diz que “o modo em que interagimos influência nosso comportamento e o funcionamento do corpo, com impactos até na neuroquímica do humor. Além de literalmente, fazer bem para nós, valores positivos como empatia, altruísmo e generosidade tem poder de nos conectar com outras pessoas e trazem ganhos sociais. E a melhor maneira de desenvolvê-los é praticando.”
“Mudanças grandes de ambientes são necessárias para desenvolver habilidades sociais” diz BORTOLETTO.
A Inteligência Social é a habilidade de entender e reagir adequadamente a seu meio social e desenvolver relações saudáveis e produtivas. Essa inteligência consiste da percepção social e faculdades sociais.
A Inteligência Social é desenvolvida no decorrer da vida, através do contato com as pessoas e da nossa interação com o ambiente em que vivemos. Ela reúne dois ingredientes que podem ser organizados em duas categorias amplas: a consciência social, o que sentimos em relação aos outros e a facilidade social, o que fazemos de posse dessa consciência.
Seria impossível existir seres humanos na ausência destes elementos. A Inteligência Social se fundamenta pelas respostas adequadas e saudáveis em interação com o mundo que nos cerca.
Todos nós estamos buscando por equilíbrio, não só pela própria auto-estima, mas também pelas relações com os demais.
Em equipes bem sucedidas, há uma predominância de pessoas inteligentes socialmente que adotam um papel sócio emocional apoiando as necessidades dos membros da equipe e ajudando a fortalecer a entidade social. Essas equipes, ou empresas visam:
Encorajar: são amigáveis e receptivas às idéias dos outros; louvam e encorajam os outros para estimular as suas contribuições.
Harmonizar: reconciliam os conflitos de grupos; ajudam as partes em divergências e chegarem a um acordo.
Reduzir tensão: amenizam as emoções de alguma forma quando o ambiente no grupo está tenso.
Apoiar: acompanham a equipe; concordam e apoiam as idéias de outros membros da equipe.
Conciliam: são flexíveis a ponto de mudarem as suas próprias opiniões para poderem manter a harmonia.
Esses benefícios congregados configuram que todos nós, seres humanos, temos um viés interno para a empatia, a cooperação e o altruísmo. Para isso, porém, precisamos desenvolver a Inteligência Social e estimular
...