TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação de teorias psicológicas com educação

Pesquisas Acadêmicas: Interação de teorias psicológicas com educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

“Psicologia e Educação”

As teorias psicológicas sempre andaram juntamente com a Educação no passar dos anos. Havendo sempre uma modificação dos métodos pedagógicos de acordo com uma nova teoria que se aplicou. A Educação mudou muito e muda sempre de acordo com as novas tendências. Com base no Behaviorismo, onde a principal preocupação era estudar o comportamento com base no estímulo-resposta, foi aplicado à educação como o “Ensino Tradicional” o ensino era direcionado, ou seja, não existia interação, o Professor "ditava" e o aluno "copiava", um CTRL+C – CRTL+V da era do carvão. O professor era absoluto e nunca errava, por isso ele tinha que ser o melhor. Os alunos não podiam expressar suas opiniões, era dado o estímulo e esperada a mesma resposta de todos (homogeneização). Após muitos anos, de ensino tradicional, outra teoria veio para alterar o cenário da escola, a Gestalt, onde além de estudar o comportamento, visava as emoções e percepções dos alunos, onde a mesma imagem/figura era vista de diversas formas, cada pessoa tinha sua percepção e podia expressar sua opinião referente ao mesmo assunto, dessa forma o Ensino, foi deixando o tradicionalismo para trás e inovando os seus métodos. Outra teoria que foi um dos grandes marcos da Educação foi a psicanálise onde já vinha com o estudo do inconsciente, o ser humano passou a mudar suas concepções e crenças. A partir da psicanálise, o sujeito sofreu um marco, onde é expressamente óbvia uma divisão em relação ao sexo e à castração. O sujeito não tem controle, onde ele é fundado pelo recalque, é a recusa da representação psíquica da pulsão da consciência. Falando em teorias psicológicas voltadas para a educação, não podemos deixar de falar em Piaget e Vygotsky, ambos contribuíram com propostas inovadoras com grande importância para o desenvolvimento humano. Para Piaget o indivíduo possui fases classificatórias, ondem vivem os períodos de acordo com a faixa etária. De acordo com Vygotsky o homem é visto de modo diferente dos outros seres vivos, pois vive num mundo com constantes transformações sociais que acabam modificando suas ações. E para a educação foi percebido que as crianças tem uma interação com o meio em que vivem, são influenciadas pelo meio social. Com o passar do tempo e com todas essas mudanças, conforme as teorias psicológicas, houve a percepção de que o professor precisa ser um facilitador, onde consigamos incentivar nossos alunos para que haja um interesse em buscar o conhecimento, aprendizado e estimulá-los, com demonstrações de que o estudo é satisfatório. Para que essa interação acontecesse, houve a necessidade de incorporação de dados nas matérias didáticas, o aparecimento de novas descobertas científicas ( as atualizações) a inserção de novas matérias no curriculum ( tipo meio ambiente, educação sexual, etc.) a proximidade com o aluno, buscar no meio em que vivem assuntos que desperte o interesse no aluno em aprender.

Atualmente existem professores que trabalham com os métodos de aprendizagem denominada “Educação Tradicional”?

Infelizmente ainda existem, principalmente professores de graduação antiga, que não estão acostumados com a tecnologia existente e não tem interesse em pegar essa evolução da educação pra si. Para que haja uma melhoria nesse tipo de ensino é preciso oferecer cursos de reciclagens, a escola (equipe diretiva, parte pedagógica) intervir para que essa mudança aconteça, e periodicamente oferecer os cursos e avaliações para os professores.

É importante o professor trabalhar em sala de aula, visando às emoções/situações dos alunos?

É muito válido que o professor trabalhe visando os sentimentos dos aluno, pois atualmente a educação vem passando por uma crise, não apenas em questão do ensinamento, mas sim pela falta de uma estrutura familiar concreta. Diversos pais passaram a responsabilidade de educar e ensinar para a escola, o que é errado, pois a escola tem a obrigação do ensino, o educar cabe à família, mas por saber que ainda temos essa grande desestrutura, atualmente os professores além de educadores, são amigos, “pais”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com