Intervençoes do psicologo
Por: amellima • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
AV2: Intervenções do Psicólogo
PASSO 1- SELECIONAR ENTRE A ESCOLA, AS ORGANIZAÇÕES OU OS ESPORTES
Escola
PASSO 2 – ESCOLHER UMA NECESSIDADE PSICOLÓGICA
Autonomia
PASSO 3 – PROPOR UMA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO PARA A SATISFAÇÃO DA NECESSIDADE PSICOLÓGICA ESCOLHIDA NO AMBIENTE SELECIONADO.
Transição do Ensino Fundamental I para o Ensino fundamenta II
“Projeto Diário”
A escola A, é uma escola privada, que vai desde o Ensino infantil até o 5º ano do Ensino fundamental 1 .
A turma do 5º ano, apresenta uma peculiaridade que é a transição do Ensino Fundamental I e a aproximação com a escola de Ensino Fundamental II.
Eles sentem-se angustiados com a ideia de enfrentar um novo ambiente escolar, com novos métodos de ensino e novas responsabilidades que antes não eram exigidas a eles.
O psicólogo desenvolverá um projeto chamado “Projeto Diário”, o qual fará com que essas crianças desenvolvam a autonomia e uma segurança para enfrentar essa nova etapa que está por vir.
O projeto tem como objetivo preparar psicológica e cognitivamente as crianças para essa transição. Para tanto, a proposta será executada em cinco etapas.
1º dia – A primeira etapa consisti em um levantamento, por meio de desenhos, onde cada aluno irá expressar como imagina que seja a próxima escola. Essa atividade tem como objetivo, a partir do conhecimento e da imaginação de cada criança, elaborar e construir gradualmente um conhecimento coletivo/compartilhado do que seria uma Escola Fundamental II.
A meta é minimizar a ansiedade e medos que poderão estar implicados na mudança de escola.
2º dia – A Segunda etapa consisti em trazer alguns ex alunos da escola que estão cursando o ensino fundamental II para darem uma palestra contando como foi sua experiência, com o ambiente escolar e com todos que o compõe, suas angústias, dificuldades e como foi encarar essa nova fase.
3º dia- A terceira etapa consisti em uma visita a uma escola de Ensino Fundamental II, localizada nas proximidades da instituição de Ensino Fundamental I. Será realizado contato prévio com a coordenação pedagógica da escola, assim como uma visita anterior para viabilizar a ida das crianças , organizando a visitação. Para a visita à escola será , solicitada autorização por escrito dos pais/responsáveis de cada criança.
Visando potencializar a autonomia das crianças, no dia da visita, elas poderão escolher a cor da fita dos seus crachás ,os quais as mesmas irão confeccionar.
4º dia- Fazer uma atividade envolvendo a literatura infantil com a leitura de um livro de Ruth Rocha - “O menino que aprendeu a ver ” - que tem como enfoque principal mostrar que o mundo é cheio de coisas para se ver e que novas experiências podem ser boas.
Logo após será solicitado a todos que construa uma redação contando as impressões que tiveram com a visita de campo .
5ºdia- Finalizando o “Projeto Diário”, construir junto com as crianças, no espaço da sala de aula, uma diário individual.
Após todas as crianças estarem de posse dos seus diários , será combinado com elas que o diário será um símbolo da autonomia e responsabilidade que elas terão , no próximo ano, uma vez que elas terão que preenche-lo todos os dias assumindo a responsabilidade sobre o que haverá escrito ali.
...