Introdução ao conceito de sistemas
Tese: Introdução ao conceito de sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonlink • 15/4/2014 • Tese • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 475 Visualizações
Objetivo
Nesta unidade você vai conhecer os principais conceitos que fundamentam a área de sistemas de informação.
Introdução ao Conceito de Sistemas
Para compreender os conceitos de sistemas é importante ressaltar que, entre as duas guerras mundiais, houve a intensificação de experiências para melhorar a eficácia da indústria bélica. Com a finalidade de aprimorar a qualidade, ocorreu a decomposição em partes de praticamente tudo o que estava relacionado com a guerra, desde armas, tanques e uniformes até estratégias de guerra, para logo em seguida se processar a montagem dessas partes.
Após a Segunda Guerra Mundial, os conceitos de sistemas e as aplicações de agregação desenvolveram-se rapidamente. Desde então, passamos a ouvir falar sobre sistemas de defesa, sistemas hidráulicos, sistemas econômicos, entre outros.
Resumindo, antes da Primeira Guerra Mundial o foco foi a análise das partes; até a Segunda Guerra Mundial, a ênfase foi na síntese; e, após esta fase, com o desenvolvimento de técnicas e instrumentos, houve “a ênfase em combinar os resultados da análise em um todo”, característica que nos remete ao conceito de sistemas (BIO, 2008, p. 19).
As pesquisas sobre o conceito de sistema ocorreram em diversas áreas do conhecimento humano. A Teoria Geral de Sistemas foi criada em 1968 por Ludwig Von Bertalanffy, biólogo e importante cientista do século XX que também elaborou a Teoria dos Sistemas Abertos. Ambas teorias ainda mantêm sua importância.
Fundamentos de Sistemas de Informação – Introdução aos Fundamentos de
Sistemas de Informação
3
Autores de diversas áreas do conhecimento se apropriaram da Teoria Geral de Sistemas. Na área de sistemas de informação podemos citar o conceito de sistema da seguinte forma: “Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.” (O‟BRIEN, 2003, p. 17)
O conceito de sistema nos ajuda a compreender a complexidade da sociedade contemporânea, uma vez que os sistemas estão presentes em todas as partes e podem ser encontrados em todos os ramos da ciência, da tecnologia e da sociedade humana.
Logo, podemos citar como exemplos o sistema solar, o sistema biológico do corpo humano, o sistema socioeconômico de uma empresa ou cidade, o sistema tecnológico de uma montadora de veículos, o sistema de transporte de uma cidade, entre outros diversos sistemas existentes (O‟BRIEN, 2003).
Um sistema possui componentes ou funções básicas em interação, conforme detalhamento a seguir:
• Entrada: atividade que envolve a captação e a reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
• Processamento: ação relacionada com os processos de transformação que convertem insumos (entradas) em produto.
Biografia de Ludwig Von Bertalanffy
Biólogo austríaco, nascido em 1901, desenvolveu seus estudos em Biologia, interessando-se pelo desenvolvimento dos organismos. Opõe-se às concessões mecanicistas do mundo e da ciência vigentes na época. Na década de 1930 desenvolve o fundamental da sua teoria: o ser humano e os animais funcionam como um todo, como um sistema. Em 1950 publica uma série de artigos onde desenvolve a noção de sistema aberto que constituirá a base da Teoria Geral dos Sistemas. Em 1954 funda, com um grupo de amigos, a Society for General Systems Research com o objetivo de aprofundar o estudo da Teoria dos Sistemas.
Em 1968 publica a sua obra fundamental – General System Theory –, onde perspectiva a aplicação da sua teoria à Matemática, às Ciências da Natureza, às Ciências Sociais etc. Manteve intensa atividade na defesa das suas concessões até à data da sua morte, em 1972.
Fonte: Ludwig Von Bertalanffy. In: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-02-22]. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$ludwig-von-bertalanffy>.
Fundamentos de Sistemas de Informação – Introdução aos Fundamentos de
Sistemas de Informação
4
• Saída: atividade relacionada com a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.
Além dos três componentes citados anteriormente, existem dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e saída): o feedback (realimentação) e o controle. “Um sistema dotado de componentes de feedback e controle às vezes é chamado de um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, autorregulado.” (O‟BRIEN, 2003, p. 18)
“Feedback e Controle: os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e saída) incluem o feedback e o controle. Um sistema dotado de componentes de feedback e controle às vezes é chamado de um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, autorregulado.” (O‟BRIEN, 2003, p. 18)
Um exemplo de sistema automonitorado ou autorregulado é o sistema de controle de ar-condicionado que, por meio da utilização de um termostato, regula automaticamente a temperatura quando esta oscila.
O feedback consiste em fornecer um retorno em forma de dados sobre o desempenho de um sistema. Já o controle está relacionado com o monitoramento e a avaliação do feedback a fim de verificar se o sistema está caminhando para atingir a sua meta, logo, faz os ajustes necessários para alcançar os objetivos almejados.
Na figura a seguir há um modelo de sistema de produção que ilustra os componentes de um sistema:
“A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio dentro do sistema, e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente.” (BERTALANFFY, 2010, p. 43)
Fundamentos de Sistemas de Informação – Introdução aos Fundamentos de
Sistemas de Informação
5
Figura 1: Componentes genéricos de muitos tipos de sistemas.
Fonte: Sistemas de Informação (O‟BRIEN, 2003, p. 18).
Enquanto usuário final de uma organização, você deve ser capaz de identificar
...