Introdução e Apresentação Salim
Por: Felipe Augusto • 29/8/2019 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
O estudo do caso tem o objetivo principal de analisar e mostrar a função dos pais no desenvolvimento de uma criança. Depois pesquisar por pensadores e psicólogos influentes na área, percebe-se que mesmo sem um diagnóstico concreto, o tratamento que a criança recebeu durante os primeiros anos de vida explica o porquê do comportamento atual de Salim.
As bases usadas foram às teorias de Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky e Erik Erikson que explica a responsabilidade dos pais sobre o comportamento atual de Salim.
Analisando este caso, percebemos que o filho de Salomão e Romana, Salim, entende seu papel na família. Salomão e Romana que sempre cederam a todas as vontades do filho têm hoje problemas em seu relacionamento por causa de como educaram Salim. É preciso entender que Salim sempre teve controle em tudo, até de decidir onde ele vai dormir e quem vai buscá-lo na escola. A fase dos 3 anos em diante, precisa ser cautelosa, pois a criança está no auge do egocentrismo e na sua cabeça ela é quem comanda tudo, e os pais deveriam mostrar como funciona o papel de cada um na família, que ele precisa seguir regras e normas assim como todos nós. Quando Salomão e Romana decidiram deixar o garoto Salim dormir entre ele, deu a Salim o direito de escolha, mas afetou a relação de Salomão e Romana como casal.
Quando o menino se encontrava longe dos pais, sua personalidade mudava pois foi mostrado a ele quem tinha autoridade, que no exemplo da escola era o professor. Sobre as dificuldades de aprendizado de Salim, alguns detalhes se assimilam a dislexia, mas vistos de outra forma, mostram a dificuldade que o menino tem para aprender fora da escola, pois além do colégio, a família tem o papel principal na educação.
No caso ainda é importante dizer que Salim toma conta do papel dos pais, alem da relação da mãe de Salim com seus pais, colocando-a a frente de sua relação com o marido e com o filho.
Neste trabalho, usaremos como fundamentações teóricas Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky e Erik Erikson para explicar sobre o caso do garoto Salim.
...