TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Louca Obsessao

Artigos Científicos: Louca Obsessao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

O filme retrata a história de Paul Sheldon, um escritor famoso que depois de sofrer um acidente de carro em uma nevasca, é resgatado pela enfermeira Annie Wilkes, uma psicopata que estava determinada a manter seu escritor favorito como seu prisioneiro pessoal. Mas tudo vira um pesadelo quando Annie descobre que em seu mais novo romance ele decide matar “Misery”.

A personagem Annie que no decorrer do filme apresenta alterações de humor, tem como características o Transtorno de Personalidade Borderline. O Borderline é o sujeito o qual sofre exuberantes manifestações de instabilidade afetiva, oscilando bruscamente entre emoções como o amor e ódio, alegria efusiva e tristeza profunda, são explosivos, agressivos, intolerantes, irritáveis, com tendência a manipular pessoas. E quando Annie entra cena, ela já entra no quarto para forçar Paul a queimar o novo livro dele que ainda não foi publicado. Não satisfeita com a recusa de Paul, ela joga combustível sobre ele disposta a queimá-lo com a obra. Na seqüência, ela está feliz e contente comprando presentes para agradar o ídolo. Na próxima, ela já está completamente psicótica, forçando o escritor a escrever uma nova história para a sua personagem favorita. Na seguinte, ela se irrita completamente por ser contrariada por ele por causa de uma resma de papel. Mais tarde, como uma fã apaixonada, está saltitante e toda empolgada com o novo destino do personagem. Por fim, com um enorme martelo, quebra os pés do escritor para que ele não saia do quarto. De acordo com o CID-10 F60.30- Tipo Impulso, Annie desenvolve tendência em agir impulsivamente e sem consideração com as conseqüências; tendência a ter um comportamento briguento e entrar em conflito com os outros, especialmente quando os atos violentos são contrariados ou criticados; Tendência a explosões de ira e violência, com incapacidade de controlar os resultados subseqüentes; dificuldade em manter qualquer ação que não ofereça recompensa imediata e F60.31 Tipo Borderline a qual apresentava tendência a se envolver em relações intensas e instáveis, sempre levando a crises emocionais; esforços excessivos para se evitar abandono.

E pelo DSM-IV vê-se que a característica essencial do Transtorno da Personalidade Borderline é um padrão comportamental de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na auto-imagem e nos afetos. Há uma acentuada impulsividade, a qual começa no início da idade adulta e indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline podem ter um padrão de boicote a si mesmos quando uma meta está prestes a ser alcançada, ou seja, Annie muda constantemente de personalidade no filme e como era uma fã numero 1 ela nunca poderia deixar sua personagem predileta morrer. Ela decide fazer Paul escrever outro livro em que “Misery” não morrera.

De acordo com o que é explicado no artigo sobre Adesão ao Tratamento clinico no transtorno de Personalidade Borberline os resultados mostraram que impulsividade, manipulação, dissociação afetiva, tentativa de suicídio, tendência à regressão e agressividade dificultaram ou impossibilitaram a adesão ao tratamento. E podemos dizer que Annie se encaixa aos citados do artigo, pois desenvolve agressividade, manipulações. As explosões de agressividade de Íris e a manipulação identificada em Kelly são caracterizadas na personagem Annie, o que reflete a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com