Ludicas
Trabalho Universitário: Ludicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: P6tr1c1a • 21/3/2015 • 3.388 Palavras (14 Páginas) • 226 Visualizações
Faculdade Anhanguera – UNIDERP POLO N21
Interativo Curso de Pedagogia
Disciplina: Letramento e Alfabetização
Lourdete de Souza Queiroz Pereira RA-7707679356
Jaqueline Queiroz Pereira RA-7707681785
Patrícia Lima de Oliveira RA-7925668869
Patrícia Castro dos Santos RA- 7925668962
Kátia Cilene Santos RA-7986732917
Tutor presencial: Prof. Divina Socorro de Sousa
Tutor a distancia:Prof. Denise F.M. Marquesin & Maria da Graça Torres Bagne
Goiânia -GO 04 de Novembro de 2014
Letramento e Alfabetização
Introdução
O trabalho será produzido através de pesquisas que permitirão o entendimento da importância de alfabetizar e letrar o aluno, identificando o espaço escolar, importância de conhecer o meio em que vive, reconhecer sua personalidade e produzir atividades que propiciem seu aprendizado.
Também será possível identificar e aplicar as etapas de alfabetização e letramento. Desde a apresentação dos símbolos até o uso de textos.
Desenvolvimento
A alfabetização, considerada em seu sentido restrito de aquisição da escrita alfabética, ocorre dentro de um processo mais amplo de aprendizagem da língua portuguesa, o letramento em forma através da leitura e buscar notícias laser nos jornais, e interagir, selecionando o que despertar em interesses. E descobrir assim mesmo pela leitura e pela escrita e entende quem agente é “é descobrir
quem podemos ser”.
Então o processo de conhecimento das letras é muito importante, pois sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo é a informações que na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas.
Etapa 1
Processo de Alfabetização
Na época que me alfabetizei não havia o aprendizado com cartilha; Não houve alfabetização em casa. Fui alfabetizada na educação infantil.
Devido o convívio na sala de aula com as crianças mais velhas fui despertando o interesse pela escrita.
A alfabetização é um processo, não um ponto de chegada. Na verdade, é o ponto de entrada para a educação básica e para a aprendizagem ao longo da Vida. Aprendemos novas maneiras de usar a escrita e a leitura à medida que surgem novas demandas no trabalho, nos estudos em nossa vida pessoal. A alfabetização é um elemento necessário para o uso de novas tecnologias, para aprender novas línguas, para assumir novas responsabilidades e para nos adaptarmos a um ambiente de trabalho em constante evolução. O objetivo final não é a erradicação do analfabetismo, mas permiti que as pessoas aprendessem ao longo da vida por meio do acesso universal à cultura escritas.
Passo 2
“Estar alfabetizado é”: “Um direito que todo cidadão deve ter, é uma autonomia que abre portas ao conhecimento”.
Estar alfabetizado é atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Segundo Gordon Wells3, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.
A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.
Passo 3
O que significa estar alfabetizado”. É tomar o indivíduo capaz de ler e escrever. A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos. É o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia, técnicas para exercer a arte e ciência da escrita.
A alfabetização é um processo no qual o indivíduo assimila o aprendizado do
alfabeto e sua utilização como código de comunição.
O conceito de alfabetização para Paulo Freire tem um significado mais abrangente, na medida em que vai além do domínio do código escrito, pois, enquanto prática discursiva possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social. Ele defende a ideia de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, fundamentando-se na antropologia: o ser humano, muito antes de inventar códigos linguísticos já lia 0 seu mundo.Alfabetização de qualquer indivíduo é algo que nunca será alcançado por completo, ou seja, não há um ponto final.
Passo 4
Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento
segundo as ideias de Faraco. A leitura é muito importante na vida de qualquer ser humano, independente de série ou nível, sabe-se que ler não resume-se apenas em decifrar letras, palavras, frases e texto, mas atribuir-lhe um significado. Hoje para uma pessoa ser considerada alfabetizada tem que ser capaz de ler as entrelinhas e criar relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos. (PCN,1998, p.76).Nesse sentido criou-se então um novo conceito para aqueles que foram a escola e passaram menos de quatro anos e que são capazes de escrever seu próprio nome ou ler e escrever um bilhete simples,sem saber fazer uso da leitura e da escrita,divulgou-se , então o conceito de analfabetismo funcional, pois para que uma pessoa seja considerada alfabetizada essa terá que ser capaz de alcançar propósitos numa sociedade que se fazem essenciais
...