Marketing Pessoal
Trabalho Escolar: Marketing Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Y0n4r4 • 21/11/2014 • 533 Palavras (3 Páginas) • 728 Visualizações
Ao logo da história o conceito de marketing pessoal vem sendo apresentado com várias definições. Muitos são os estudiosos que escreveram sobre o tema, fazendo com que a sua abordagem não seja uma tarefa assim tão simples. De maneira geral ainda pode-se encontrar uma série de interpretações. Para um melhor entendimento apresentar-se-á inicialmente alguns conceitos que irão subsidiar o conhecimento da origem do conceito marketing.
Cobra (1993), afirma que “marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar”.
Para Paixão (2009, p.37), “os conceitos de marketing buscam sempre adequar-se às peculiaridades do ambiente socioeconômico e cultural, em constantes e rápidas modificações, posicionando-o como principal força na criação de mercados e oportunidades (...)”.
Enquanto que para Crocco et al. (2010, p. 05) “o conceito de marketing pode ser delimitado como entender e atender as necessidades e anseios do público-alvo (...)”.
No entanto, satisfazer as necessidades dos clientes em uma sociedade globalizada não é tarefa fácil, afinal há uma grande diversidade de valores, culturas, informações e recursos, sendo necessário analisar cuidadosamente a melhor maneira de introdução no comércio, e adequar produtos globais a mercados locais, usando todos os recursos e talentos para criar formas atrativas de atender às demandas e aos desejos dos clientes (COBRA, 2000).
Dias (2003), acrescenta que a prática da função de marketing deve ser contínua, eficaz e competente, possibilitando o crescimento sólido das receitas e dos lucros das empresas.
“Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor" (DICIONÁRIO NOVO AURÉLIO).
Segundo Kotler (2007), "o Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros". Fazendo uma comparação dos conceitos de marketing para o produto pessoa, pode-se dizer que toda estratégia que leve a imagem do profissional (produto-pessoa) até o consumidor final, o cliente, que no caso do produto pessoa é o patrão, amigos, colegas de trabalho, esposa, etc., é marketing pessoal (SANTOS, 2002, p.21).
Diante destes conceitos pode-se dizer que, o Marketing Pessoal surge como uma ferramenta imprescindível no que tange ao destaque de um profissional no mercado de trabalho. Ou seja, a pessoa será a imagem de marca projetada no mercado de trabalho e pode considerar-se como “produto” na busca de uma carreira de constante ascensão.
Desta forma, pode-se considerar que o objetivo do marketing pessoal é construir uma imagem positiva do indivíduo perante as pessoas e organizações, na busca do sucesso pessoal e profissional. Vale então salientar que, o sucesso não é uma virtude e sim um conjunto de fatores. É um (...) conjunto de ações planejadas que facilitam a obtenção de sucesso pessoal e profissional, seja para conquistar uma nova posição no mercado de trabalho, seja para manter sua posição atual. Essas ações compreendem não só a divulgação de uma melhor imagem de nós mesmos, mas também o aprimoramento de nossas deficiências
...