Multiplas Inteligencias
Ensaios: Multiplas Inteligencias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: p7777777 • 13/9/2013 • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 598 Visualizações
FACULDADE ATUAL
COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
AS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
MACAPÁ-AP
2012
ALCIONE MOREIRA JUCÁ
BENEDITA BARBOSA QUEIROZ
CÁTIA SIMONE DE BRITO
DANIELE BALIEIRO DE MELO
EDINEUZA DE A. ALVES PINHEIRO
FABIANNE DE CÁSSIA LOUREIRO DA SILVA
MARIA DO SOCORRO BRITO DOS REIS
OSCARINA DOS PASSOS PAIVA
PATRÍCIO BARBOSA CARDOSO
RAIMUNDA CRISTINA PINTO DA SILVA
SILVIA MARIA BEZERRA CASTILLO
SUELMA RAMOS DOS SANTOS
AS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
.
MACAPÁ-AP
2012
INTRODUÇÃO
A teoria das Inteligências Múltiplas deu-se a partir da década de 80 liderada pelo psicólogo Howard Gardner buscando analisar e descrever com mais precisão o conceito de inteligência.
Este trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar os vários campos intelectuais do ser humano estudado por Howard Gardner que denominou como as Inteligências Múltiplas que se desenvolvem a partir do desempenho das pessoas em diferentes campos do saber.
AS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
No inicio do século xx foi solicitado a Alfredo Binet que criasse um método em que fosse possível prever quais as crianças que teriam um bom desempenho quando alcançasse a fase adulta e fossem para as escolas de nível médio ou profissionalizante. O método criado por Binet testava somente as habilidades de linguagem e da matemática. Apesar de ter criado o teste de QI e por muitos anos as escolas tenham usado este método Binet declarava que um único numero, derivado da performance de uma criança em um teste não poderia retratar um questão tão complexa quanto a inteligência humana.
Após muitas pesquisas e discussões os neurologistas documentaram que o sistema nervoso humano não e um órgão com propósito único, acredita-se que o sistema nervoso seja altamente diferenciado e que diferentes centros neurais processam diferentes tipos de informação, Howard Gardner baseou-se nestas pesquisas para questionar a conservadora visão de inteligência.
De acordo com Gardner todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes áreas intelectuais e sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas, para Gardner a inteligência é a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
Segundo Gardner a teoria das inteligências múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade que o individuo nasce que permite aos indivíduos uma atuação maior ou menor em qualquer área de atuação.Ele pensa que processos psicológicos independentes são admitidos quando o individuo lida com símbolos linguísticos, numéricos gestuais ou outros.Pois uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra, cada área ou domínio tem seu sistema simbólico próprio, num plano sociológico de estudo, cada domínio se caracteriza pelo desenvolvimento de competências valorizados em culturas especificas.
Howard Gardner identificou as seguintes inteligências: lingüística, lógico – matemática, especial, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal e afirma que essas aptidões intelectuais são relativamente independentes, porém raramente funcionam isoladamente e que os seres humanos possuem graus variados de cada uma das inteligências e se combinam se organizam e se utilizam de diferentes maneiras para resolver problemas e criar produtos.
Classificação das inteligências
Inteligência Linguística: Os componentes centrais da inteligência linguística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, alem da uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. E a habilidade para usar linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Para Gardner esta habilidade e exibida na sua maior intensidade pelos poetas, já nas crianças ela se manifesta através da capacidade para contar historias originas ou para relatar com precisão experiências vividas.
Inteligência musical: Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou produzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade pra produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma.
Inteligência lógico-matemática: - Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas Gardner, porém, explica que, embora o talento cientifique e o talento matemático possa estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos
...