NP1 PSICOLOGIA COGNITIVA
Por: Anderson Gouveia • 24/9/2018 • Resenha • 3.190 Palavras (13 Páginas) • 533 Visualizações
NP1 - TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL (TCC)
TCC - Teoria que trabalha com as evidências dos pensamentos realistas.
- Pensar com base na realidade.
Os pensamentos distorcidos não causam patologias, más são vários os fatores que contribuem para tal patologia. E o pensamento distorcido é só uma consequência que colabora para a patologia no sujeito.
A base da TCC é: Eu Penso, Eu Sinto, Eu me Comporto. (Más acontece tudo junto)
Na TCC, o plano de tratamento é diferente para cada sujeito no consultório, mesmo contendo as mesmas queixas de outras pessoas parecidas com a dele.
Para TCC, o ambiente colabora, más não defini as causas das coisas.
O pensamento interfere no que você sente, e no que você e comporta.
AS BASES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS DAS ABORDAGENS COGNITIVA-COMPORTAMENTAL.
1960 – Movimento de insatisfação com os modelos comportamentais como (E-R).
- Tais modelos tem apontado a existência de processos cognitivo como mediadores de estímulos.
Albert Bandura faz uso crítico dos seus argumentos com a teoria do condicionamento.
- Dizia-se que, se toda aprendizagem ocorre através de condicionamento operante, poucas pessoas sobreviveriam.
- Ex: Aprender a nadar ou a pilotar através de condicionamento operante.
- No entanto, ele propôs uma teoria de aprendizagem chamada de modelação, está se dá pela simples observação, sem a necessidade de reprodução do comportamento. Ex: os pais, irmãos, avós, podem ser um modelo para essa criança.
De acordo com Bandura, estamos constantemente imitando atitudes de outras pessoas e também sendo imitado.
- A modelação implica processos cognitivos importantes que envolvem atenção, julgamentos sobre o modelo e consequências dos comportamentos destes.
- A consequência da resposta não exerce uma influência puramente instrumental sobre o comportamento, ela também é conceituada como um processo cognitivo.
Auto eficácia: crenças que uma pessoa tem de que será capaz de realizar um determinado comportamento, isso influencia no quanto ela vai tentar enfrentar as situações dadas.
Michael Mahoney defendeu a cognição como mediadora do comportamento.
A TCC refere-se à existência de um processo interno e oculto de cognição, sendo o comportamento mediado por eventos cognitivos.
- O mesmo comportamento pode ser agradável a uma pessoa, e para outra, ameaçador.
Não é o evento em si que gera as emoções e comportamentos, más a nossa interpretação do mesmo.
BECK – enfatiza que os pensamentos influenciam as emoções e comportamentos.
- Pensamentos interfere no que você sente, e no que você se comporta.
Há 3° Níveis de pensamentos destacado por Beck da estrutura psíquica:
1° - CRENÇAS CENTRAIS: Constitui o nível mais global da cognição. Ideias centrais que a pessoa tem de si mesma, dos outros e do mundo. Está lá no Inconsciente. Ex: ‘’Eu sou Incompetente, não mereço ser amado, não posso confiar em ninguém.’’
2° - CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS: Está as suposições e as regras. Ex: ‘’Se eu não entendo algo perfeitamente, então eu sou burro. Más se eu me esforçar ao máximo, serei aceito por todos, para eu ser competente eu não posso falhar.’’
3° - PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS: São assim chamados porque ocorrem rapidamente, estão presentes a sensação e a emoção. Vem através de imagens, lembranças, frases (sentenças). Pensamentos que surgem na nossa consciência. Por exemplo: ‘’Aí que saco essa aula, não vou conseguir passar nessa matéria’’.
Diferente dos pensamentos estruturados como: ‘’vou sair daqui da aula, ir para minha casa, tomar banho, jantar, estudar um pouco e dormir’’. São pensamentos planejados que chamamos de estruturados.
Os pensamentos automáticos vem de lá das Crenças centrais.
QUESTÃO DE PROVA: Que pensadores influenciaram a terapia Cognitiva-Comportamental?
- Resposta: Pavlov, Thondike, John Watson, Skinner, Bandura e John Wolp.
O QUE É A COGNIÇÃO?
- São ideias, construtos pessoais, imagens, crenças, expectativas e atribuições. São padrões de significados que liga emoções, pensamentos e comportamento.
A terapia cognitiva permite que a pessoa, através exercícios para casa, teste a teoria cognitiva no seu ambiente natural e de seu sistema de crenças.
- Os pacientes devem aprender como a melhora é conseguida a fim de verem a si próprios como colaboradores no empreendimento terapêutico.
- O terapeuta deve possuir um aporte teórico pata as técnicas de treinamentos específicos aos pacientes.
A TCC é a aplicação da teoria cognitiva de psicopatologia, pois, relaciona-se aos vários transtornos psiquiátricos às variáveis cognitivas.
- Na concepção cognitivista, a psicopatologia será sempre considerada o resultado das crenças excessivamente disfuncionais ou de pensamentos demasiadamente distorcidos que, em atividade, teriam a capacidade de influenciar o humor e o comportamento do indivíduo - enviesando sua percepção da realidade.
A medida que o alcance da teoria e da terapia cognitiva aumentam o foco cognitivo do tratamento também se expande.
Biológico ----------------Pensamento---------------Ambiente externo.
(Mediador da Cognição)
A também 3 tipos de Crenças centrais: Desamor, Desvalor, Desamparo.
Desamparo: Está relacionada ao desempenho, no sentido de não dar conta, se sente um fracasso por isso. Ex: ‘’Sou impotente, frágil, vulnerável, carente, desamparado, necessitado.’’
Desamor: ‘’Sou indesejável, incapaz de ser gostado, de ser amado, sem atrativos, imperfeito, rejeitado, abandonado, sozinho.’’ A pessoa não se sente atraente ou interessante.
Desvalor: ‘’Sou incapaz, incompetente, inadequado, ineficiente, falho, defeituoso, enganador, fracassado, sem valor.’’ Se relaciona ao desempenho que não conseguir efetuar, se sente ineficiente fracassando o seu valor.
COM SE FORMA AS CRENÇAS CENTRAIS?
- Ela começa a se formar desde que nascemos estando em relação com o mundo.
A TCC troca pensamentos disfuncionais por pensamentos Funcionais.
- Pensamentos disfuncionais: não há evidência.
- Pensamentos funcionais: Evidência com base no real.
VIÉS CONFIRMATÓRIO: Processa a experiência de uma rejeição amorosa como evidência da veracidade de suas crenças, reconfirmando-as a cada experiência negativa.
...