O Bebê Imaginado e a Constituição das Identidades Materna, Paterna e do Bebê
Por: Idla Guimarães • 2/5/2022 • Resenha • 1.688 Palavras (7 Páginas) • 86 Visualizações
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O BEBÊ IMAGINADO E A CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES MATERNA, PATERNA E DO BEBÊ FICHAMENTO[pic 3][pic 4][pic 5]
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Esse artigo tem como objetivo investigar as expectativas parentais em relação ao bebê imaginado e suas influências na constituição da identidade materna, paterna e do bebê durante o terceiro trimestre gestacional;
O autor traz, a partir da hipótese de Golse (2002), que todas as representações do bebê no psiquismo materno e paterno vão ter influência no desenvolvimento do self da criança.[pic 7][pic 8]
Há também a transição da identidade do homem e da mulher para a parentalidade. Nisso, o autor destaca que:[pic 9][pic 10]
Citações destacadas
“A identidade é uma produção social e cultural que tem sua estruturação pautada, principalmente, através de atos de linguagem (Ciampa, 1987/2001; Silva, 2000/2005)”;[pic 11]
“É através da nomeação que uma identidade é produzida sendo que, sem isso, dificilmente será estruturada e atribuída a alguém (Silva, 2000/2005).” [...] o nome, o sexo do bebê e demais características tem um papel importante na constituição deste bebê imaginário (Solis-Ponton & Lebovici, 2004)"[pic 12][pic 13]
[...] como a identidade pressupõe uma mudança constante (Levita, 1965/1977)".[pic 14]
Definição de termos e conceitos
Para Golse (2002), pais e mães teriam em seu psiquismo 4 tipos de bebês[pic 15]
Fantasmático: “existe na mente materna e paterna separadamente, já que se relaciona com a história pessoal dos genitores, sendo formada com base nas representações inconscientes do pai e da mãe”; Imaginário: “faz parte do psiquismo do casal [...] e carrega as representações sobre como a criança será, em aspectos físicos (sexo, cor do cabelo, cor dos olhos) e psicológicos (será calmo, agitado, meigo)”;
Narcísico: “é a representante do ideal de perfeição dos pais e mães”;
Mítico: “varia de acordo com cada contexto social e histórico, já que se refere às representações culturais atribuídas à infância”.
"Esses bebês interagem no psiquismo materno e paterno influenciando a relação que será estabelecida entre mãe-pai-bebê.”
Para Lebovici (1987), pais e mães teriam em seu psiquismo 3 tipos de bebês:
Edípico: “caracteriza-se por ser o mais inconsciente de todos, sendo resultado das experiências infantis maternas relativas ao complexo de Édipo e aos desejos infantis”; Imaginário: “constituído a partir da gestação com base nas expectativas em relação ao filho e nos desejos de maternidade”; Propriamente dito: “aquele que nasce e com o qual a mãe tem de se adaptar após o nascimento”.
“O processo da parentalidade, [...] começa pelo bebê imaginário [...]. Quando a criança nasce, a mãe pega no colo não somente o bebê real, mas também o imaginário, que para o autor, é o portador da história transgeracional da mãe e do pai, constituindo-se, assim, um mandato para o destino da criança.”
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Participaram do estudo 3 casais primigestos, integrantes de um estudo maior intitulado “Família... cheguei![pic 17]
Os casais responderam a entrevistas durante o 3º trimestre gestacional;[pic 18]
Os nomes fictícios usados nesse estudo foram escolhidos pelos próprios participantes, para manter a confidencialidade dos dados;[pic 19]
O estudo ocorreu conforme as normas éticas preconizadas pela Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde;[pic 20]
“No projeto maior que originou este estudo, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com cada casal, sendo duas durante o terceiro trimestre gestacional e duas até o terceiro mês de vida do bebê.
Para fins do presente estudo foram analisados os dados referentes à primeira entrevista, que teve como base as seguintes questões: “Vocês já sabem o sexo do bebê?”, “Como foi saber que é menino(a)?”, “Vocês já escolheram o nome?”; “Como vocês imaginam que o bebê será?”. Cada entrevista teve duração média de 30 minutos, sendo que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas.”
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"A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo qualitativa (Bardin, 1977; Laville & Dionne, 1999), na qual foram elencadas categorias com base no quadro teórico e nos dados empíricos."
Nesse estudo foram selecionados 3 categorias para investigação:
- sexo do bebê: "investigou os sentimentos dos casais frente à revelação do sexo do bebê";
- escolha do nome: "abordou o processo de escolha do nome do bebê";
- características do bebê imaginado: "investigou as características físicas e psicológicas dos bebês imaginadas pelos casais".
Casal 1 - Maria (33 anos) e Rodrigo(40 anos)
Casal 2 - Antonela (26 anos) e Bruno (27 anos)
Casal 3 - Cléria (23 anos) e Joaquim (28 anos)
à espera do filho Rodrigo à espera do filha Rafaella à espera do filha[pic 22][pic 23]
Sexo do bebê: Maria continuou com a idealização como mãe de um menino e Rodrigo, que desejava uma menina, teve que transformar essa identidade que desejara antes.[pic 24]
Escolha do nome: Maria obteve a oportunidade de nomear o filho desejado. Rodrigo concordou com o nome, pois é parecido com o seu. Percebeu- se que através da nomeação houve expectativas de que o filho tivesse características paternas.[pic 25]
Características do bebê imaginado: Maria mencionou características físicas parecidas com o pai.[pic 26]
Rodrigo idealizou características vinculadas a valores familiares.
Sexo do bebê: O sexo do bebê foi de encontro ao desejo do casal. Antonela tinha receio de repetir a maternagem de sua mãe. O casal teve que reconstruir seu desejo e identidade, pois nunca havia imaginado como pais de uma menina.
Escolha do nome: Para esse casal a escolha do nome trouxe desentendimentos devido a frustação de não conseguirem gestar um menino. “Antonela escolheu para representá-la neste estudo o nome que desejou colocar na filha, mostrando algo de uma identificação com a menina. Bruno se nomeou com o nome escolhido para o filho menino o que, de certa forma, demonstra algo de um luto que continuava a ser realizado pelo casal em relação ao filho idealizado.”[pic 27][pic 28]
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