O Bem Estar Psicológico
Por: Rafael Santos • 16/9/2019 • Resenha • 420 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
A concepção do BEP (bem-estar psicológico) está baseada na teoria psicológica a respeito do funcionamento positivo/ótimo. O bem-estar psicológico está associado a processos positivos relacionados à saúde. O BEP é um construto baseado na teoria psicológica, agregando conhecimentos de áreas como psicologia do desenvolvimento humano, psicologia humanista-existencial e saúde mental, a respeito do funcionamento psicológico positivo ou ótimo. As dimensões do BEP são constituídas por autoaceitação, relações positivas com outros, autonomia, domínio sobre o ambiente, propósito na vida e crescimento pessoal.
O estudo científico do bem-estar no âmbito psicológico iniciou-se na década de 1960, impulsionada por grandes transformações sociais, como por exemplo, o fim da Segunda Guerra Mundial, e pela necessidade de desenvolver indicadores sociais de qualidade de vida. Vários termos eram empregados nas pesquisas, tais como: felicidade, satisfação, estado de espírito, moral, afeto positivo, avaliação subjetiva da qualidade de vida, entre outros.
O arquétipo do bem-estar psicológico surgiu no final da década de 1980, com o trabalho de Ryff na tentativa de definir a estrutura básica do bem-estar no âmbito psicológico. O BEP tem se correlacionado positivamente com autoestima e moral, satisfação de vida e afetos positivos, coping, geratividade, memórias integrativas e intrínsecas, generosidade, habilidades sociais, inteligência emocional, valores intrínsecos, resiliência e metas intrínsecas de crescimento.
No artigo são descritos os resultados da associação entre o BEP e três correlatos que frequentemente são investigados em relação ao construto, nomeadamente a idade, o nível educacional e a personalidade. A idade é uma variável geralmente utilizada para investigar as mudanças nos níveis do BEP em função de diferentes etapas do ciclo vital, enquanto o nível educacional proporciona comparar os níveis de BEP em razão do status socioeconômico.
O BEP é uma construção teórica multidimensional que reflete características relativas ao funcionamento psicológico positivo ou ótimo. Ao basear-se na teoria psicológica, reúne avanços conceituais e achados empíricos de décadas de pesquisas nas áreas do desenvolvimento humano, psicologia humanista-existencial e saúde mental. Do ponto de vista metateórico, o BEP representa a tradição eudaimonica do estudo do bem-estar. A operacionalização das dimensões do BEP permitiu o desenvolvimento de escalas psicométricas válidas e fidedignas para sua avaliação. As possibilidades de avaliação do BEP devem ser quantitativas qualitativas. O bem-estar psicológico pode estar associado a diversos processos positivos relacionados à saúde, tanto no âmbito comportamental e cognitivo, quanto no âmbito neuroendócrino, o que envolve uma perspectiva biopsicossocial. O BEP é um construto importante para diferentes áreas da psicologia como, por exemplo, saúde, social, clínica, personalidade, desenvolvimento, avaliação psicológica, bem como para as ciências sociais e da saúde em geral.
...