O Bullying
Por: Leticia Trajano • 19/5/2017 • Projeto de pesquisa • 339 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
RESUMO: O projeto apresentado pelo grupo do sexto semestre do curso de Psicologia, tem como objetivo abordar o tema bullying no ensino fundamental II em escolas públicas. O grupo pretende observar como se desenvolve o fenômeno e como a escola juntamente com os professores e alunos lidam com o problema.
O método utilizado será um questionário, uma entrevista semi-estruturada dirigida ao professor. Algumas das finalidades da entrevista são identificar a presença do bullying, se na escola há algum projeto para a prevenção ou intervenção e descobrir as características centrais do agressor e da vitima.
Palavras chave: Bullying; Intervenção; Prevenção; Agressão e Vítima.
INTRODUÇÃO:A presente pesquisa abordará questões acerca do fenômeno bullying em escolas, observando o seu desenvolvimento e consequência da sua prática para ambas as partes envolvidas. De cunho qualitativo, a pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento dos professores entrevistados, bem como as maneiras de intervenção do corpo docente da escola, bem como os demais funcionários que fazem parte da rotina dos alunos.
O seguinte projeto de pesquisa pretende ampliar a visão acerca do bullying no âmbito escolar, bem como adquirir e desenvolver uma visão crítica a respeito do assunto, com o propósito de levar as pessoas a perceber a gravidade deste fenômeno contemporâneo.
APRESENTAÇÃO:O seguinte projeto será desenvolvido nas escolas de rede pública do ensino fundamental II, com o intuito de abordar o tema bullying presenciado por professores. Este, por sua vez, pretende apresentar a maneira ao qual estes profissionais reconhecem e intervêm com este fenômeno mundialmente dissimulado.
O termo bullying tem origem inglesa, vem do verbo “to bully” que significa “tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar”. Esta é uma situação caracterizada por comportamentos agressivos e conscientes pelo qual um indivíduo comete contra outro com o intuito de maltratar, sendo de maneira verbal ou física. Tal fenômeno não é uma prática recente, pois pode-se encontrar relatos em literaturas há mais de cem anos.
Com isso, o projeto enfoca na maneira com o qual estes profissionais lidam com tal situação nas salas de aulas, visando explorar e refletir sobre a realidade vivenciada pelos mesmos.
...