O CONCEITO DE ÉTICA. DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL. CONCEITO DE DEPRECIAÇÃO E LEGALIDADE
Relatório de pesquisa: O CONCEITO DE ÉTICA. DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL. CONCEITO DE DEPRECIAÇÃO E LEGALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taispeba • 24/9/2014 • Relatório de pesquisa • 240 Palavras (1 Páginas) • 355 Visualizações
ÉTICA
Semana 01. CONCEITO DE ÉTICA. DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL. CONCEITO DE MORALIDADE E LEGALIDADE.
a) Há diferença entre ética e a moral? Justifique.
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras age “dentro da moralidade”. A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas. A ética é mutável ao longo do tempo.
b) O caso acima relata uma situação em que pode-se observar a relação entre moralidade e legalidade. Explique cada um desses conceitos.
A moralidade é o conceito social relativo ao que se considera uma atitude correta ou uma atitude errada. Segue um código do que é aceitável ou não dentro da sociedade.
A legalidade é seguir apenas o que está na lei. É possível estar dentro da lei e ainda assim ter uma atitude imoral, mal vista pela sociedade.
3. A partir dos conceitos enunciados na questão acima, aponte a relação que o caso fático estabelece com as esferas da legalidade e moralidade.
O ex-secretário-executivo da presidência do BNDES, Luciano Siani Pires agiu dentro da lei, visto que não há regulamentação para sua atitude. Porém, é bastante suspeita sua atitude de licenciar-se do BNDES e passar a trabalhar em empresa favorecida.
Semana 02. O exercício da advocacia. Regras éticas fundamentais. Indispensabilidade à administração da justiça.
...