O Desenvolvimento da Sociedade Oportunidades Profissionais e o Avanço Tecnológico
Por: karina1235 • 2/11/2018 • Resenha • 576 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Com o desenvolvimento da sociedade tem o surgimento de novas oportunidades profissionais e o avanço tecnológico, novas opções no mercado e a escolha profissional acabam sendo a decisão mais difícil para ser tomada. O indivíduo pode adiar por vários anos sua verdadeira realização profissional e só concretizá-la após a aposentadoria, pode fazer uma escolha que ele considera errada e não se realiza ou pode se encontrar em algo que goste.
A profissão escolhida precisa estar em sintonia com o conhecimento de si mesmo e da realidade do mercado de trabalho em que se insere. Uma escolha refletida e discutida que envolvem angústias, dificuldades, concessões e também alegrias, no sentido de a pessoa se assumir como responsável por si.
A criança ao longo do seu desenvolvimento precisa aprender com o apoio de seus familiares e educadores a assumir suas responsabilidades, escolhas e seu acontecimento. Ao ser incentivado e apoiado em suas decisões a criança acaba sentido mais segura o autoconhecimento influirá suas escolhas diretamente.
A família como e o primeiro contato da criança e faz uma construção histórica, precisa irmanar-se na tarefa de ajudar as crianças a se tornarem cidadãos, é na família que a criança forma os conceitos de si próprio, do mundo e do lugar que ocupa no mundo, o relacionamento familiar permitirá ou não, um autoconhecimento favorável, além de um julgamento pessoal que o indivíduo assume perante si próprio, os pais são os primeiros educadores e depois a escola que os pais escolhem. A escola é a maior responsável pela mudança social ela só ocorrerá com cidadãos, conscientes da realidade, com alternativas de mudanças reais, que tomem decisões responsáveis e transformadoras em prol de um bem comum.
A Orientação Profissional tem envolvimento com a relação homem-trabalho, pensando nisso não é algo que se faz em um determinado momento ou somente em uma série e pronto, ela é bem mais do que isso. É necessário que se faça um preparo para chegar a ela e este pode ocorrer desde as séries iniciais. Quando a criança entra na escola ela já tem maturidade para começar o autoconhecimento de si, quanto mais for trabalhado o autoconhecimento, mais chances ela terá de ser uma pessoa realizada, pois saberão distinguir seus desejos, seus interesses, suas habilidades e terá firmeza quando precisar decidir-se frente a uma situação qualquer, porque conhecerão suas reações, seus limites.
Se a criança for conhecendo as profissões, suas facilidades, dificuldades, vantagens e desvantagens, quando chegar o momento em que terá que optar por uma profissão ou outra o fará com naturalidade, sem estresse, sem culpas e principalmente sem influências.
Na pré-escola e a fase em que a criança passa a reproduzir no brincar as funções sócias e as atividades de adultos, através da sua realidade social no qual o papel do adulto assume o papel central. A proposta sustenta na compreensão da realidade social que já acontece na primeira infância, por causa das suas relações sociais: com adultos, familiares, outras crianças e a escola. As escolas na infância exercem uma influencia poderosa nos desenvolvimentos das qualidades psíquicas da criança do que no próximo ensino.
Historicamente nas culturas primitivas as crianças trabalham junto com os pais desde momento que começava a andar, com o surgimento da sociedade capitalista acaba com este processo e diz que lugar da criança e na escola, afastando as crianças do mundo do trabalho dando a sensação que o mundo das crianças seja algo totalmente desligado, avulso, separado dos adultos.
...