O Estudo da teoria comportamental e a personalidade
Por: Rose Santos • 4/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 167 Visualizações
O Estudo da teoria comportamental e a personalidade
Introdução ao Behaviorismo:
A palavra Behaviorismo é derivada da palavra Behavior utilizada no inglês e quer dizer comportamento.
O pensamento Behaviorista surgiu como oposição ao estruturalismo e ao funcionalismo, trazendo, no entanto heranças do funcionalismo como base evolucionista, a psicologia animal e a visão de homem como organismo e interação com o ambiente, podendo ser considerado uma das principais abordagens da psicologia, trazendo vários autores importantes sendo os principais: Ivan Pavlov, Watson e Skiner.
Ivan Pavlov foi quem descobriu o reflexo condicionado, a base da psicologia comportamental, através de estudos com cães em sua pesquisa sobre processos digestivos de animais, trabalho com o qual recebeu prêmio Nobel, por um pequeno imprevisto iniciou uma pesquisa paralela, ele observou que os cães começavam a salivar antes mesmo de receber comida, nesse caso a saliva ou mastigar a comida é o comportamento reflexo não condicionado, ou seja, ocorre naturalmente. Porém estranhamente Pavlov percebeu que a salivação acontecia por um estímulo que a princípio não tinha nenhuma relação com a comida, ele adicionou um sino ao experimento, o som do sino sozinho não prova salivação no cão, comportamento neutro. Depois ele tocava o sino ao mesmo tempo em que trazia a comida e o cão salivava, aqui o comportamento “salivar” estava sendo condicionado ao som do sino. Por fim ele apenas tocava o sino e o cão salivava.
Suas descobertas sobre condicionamento e respostas aprendidas foram muito importantes para a alteração de comportamento em seres humanos e nos avanços em tratamentos de problemas de saúde mental, como transtorno do pânico, transtorno de ansiedade e fobias.
John B. Watson, considerado o pai do behaviorismo, com a teoria metodológica, tinha intenção de aproximar a psicologia das ciências naturais, que, segundo ele deixaria de chamar psicologia para se chamar ciência do comportamento, tendo por objeto de estudo o comportamento, aspecto visível ligado a psicologia, como atendia as outras exigências das ciências naturais, no caso, o materialismo, não haveria nada que não fosse possível a psicologia. Seria o fim das especulações da introspecção e das sensações, mente, consciência, subjetividade, deveriam ser excluídos, o que na concepção de Watson transformaria a psicologia em uma ciência mecanicista, naturalista, determinista e objetiva.
Watson acreditava que os comportamentos poderiam ser medidos, trinados e mudados. Estabelecendo o Behaviorismo a partir da publicação do manifesto “A psicologia como o Behaviorista a vê” de 1913, em que ele rejeitou a hereditariedade como relevante para o comportamento e discordou das ideias estruturais de Freud.
Watson se interessou pelo experimento de Pavlov com cães e condicionamento e quis arriscar levar o condicionamento para outro patamar condicionando de forma clássica as reações de pessoas. Foi quando ele usou o pequeno Albert, um bebê de 9 meses. O bebê foi exposto a vários estímulos, um coelho, um macaco, um rato branco, jornais queimados e máscaras. No início ele não demonstrou nenhuma reação de medo a qualquer um dos estímulos. Depois expos o bebê ao rato branco e com um martelo bateu em um tubo de metal, erando um ruído extremamente alto. O bebê chorou com o barulho, foi repetindo várias vezes marteladas e o rato branco. Ao final o bebê chorava só de vê o rato branco sem o barulho.
Rato branco = estímulo neutro
Barulho elevado = estímulo incondicionado
Medo = resposta incondicionada
Rato branco = estímulo condicionado
Medo = resposta condicionada
Com essa experiência o bebê passou a ter medo de qualquer coisa que parecesse com o rato branco, ou seja, o estímulo foi generalizado.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a estímulos que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência. Quando um padrão particular Estímulo-Resposta(S-R) é reforçado, o indivíduo é condicionado a reagir. A característica que distingue o condicionamento operante em relação às formas anteriores de Behaviorismo é que o organismo pode emitir respostas, em vez de só obter respostas devido a um estímulo externo.
Skiner, sob influência da teoria dos reflexos condicionados de Pavlov e pelo estudo do comportamento de John B. Watson, acreditou que era possível explicar a conduta dos indivíduos como um conjunto de respostas fisiológicas condicionadas. Seu encontro com o Behaviorismo de Watson o levou ao desenvolvimento de sua própria versão, o “Behaviorismo Radical”, que nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos para explicar a conduta humana, opondo-se a concepção de Watson. Para ele, o indivíduo era um ser único, homogêneo e não um todo construído de corpo e mente.
...