O FILÓSOFO (SOCRÁTES) O QUE É CIÊNCIA?
Por: bia moura souza • 22/10/2019 • Resenha • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO BRAZ CUBAS
FACULDADE DE PSICOLOGIA
ELBIA MOURA DE SOUZA
RGM: 403365
CIÊNCIA
Mogi Das Cruzes
2019
ELBIA MOURA DE SOUZA
RGM: 403365
Ciência
Resenha exigido pela Faculdade de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas, sob a orientação do professor Valdir Lemos de Aquino, como parte da avaliação da matéria de Projeto Integrador I.
Mogi Das Cruzes
2019
A vida sem ciência é uma espécie de morte.
(SOCRÁTES)
O QUE É CIÊNCIA?
A ciência é uma palavra do Latim que significa “conhecimento” ou “saber”, se tornando muito ampla pois comporta vários assuntos, os quais são baseados nos métodos e pesquisas científicos, também estuda o conhecimento dos comportamentos e suas funções. A ciência tem uma característica fundamental: pois ela é objetiva. Suas conclusões devem ser verificáveis e isentas de emoção, para assim, tornar funcional para todos. Essas pesquisas nada mais são que uma continuação, pois, alguém logicamente a desenvolve e esta pesquisa pode ser cada vez mais avançada, por isso, podemos concluir que a ciência também é um processo que avança de pouco em pouco.
A ciência é muito diferente do achismo, pois no achismo você não tem uma estrutura sistemática, não tem conclusões e nem hipóteses para se explicar algo e já na ciência você utiliza de observações, você cria hipóteses faz experimentos, confere resultados e desses resultados tira-se uma conclusão passando para outras pessoas.
A ciência surgiu através do filósofo grego Tales de Mileto, onde ele decidiu tirar esse pensamento místico de determinado fenômeno e transferiu para razão, separando o misticismo da razão para poder explicar os fenômenos de onde eles estavam, ajudando a construir a filosofia natural, fazendo com que ela virasse física, estudo natural da filosofia. A ciência é conhecimento comprovado e objetivo, pois ela é constituída através do que podemos ouvir, tocar, ver e etc.,
Essa primeira visão tornou-se popular durante e
como consequência da Revolução Científica que
Ocorreu principalmente durante o século XVII, levada a cabo por
grandes cientistas pioneiros como Galileu e Newton.
Francis Bacon e vários outros de seus coetâneos abreviaram a conduta científica da época pois insistiam que, para entendermos a natureza, temos que estudar a natureza e não somente os manuscritos de Aristóteles. “A ciência é uma estrutura construída sobre fatos”, escreve J. J. Davies em seu livro On the Scientific Method (Sobre o Método Científico). Sem a ciência e o desenvolvimento do pensamento cientifico, jamais veríamos a vida como a vemos no dia de hoje. Sabemos quão poderosa é a ciência e confiamos nela, no entanto, também sabemos que ao longo da história da humanidade, muitas coisas não são nos ensinadas por vários motivos.
Esse saber (ciência) em certo momento de sua construção, envolve um total de habilidades para organizar, administrar e estudar as ideias das quais é ordenada. A extensão como em qualquer ciência surge de ideia similares à obra de uma catedral, durante conclusão da produção, unidos a um certo total de pessoas, onde cada qual gasta da sua desenvoltura especializada. Sem a ciência e o desenvolvimento do pensamento cientifico, jamais veríamos a vida como a vemos no dia de hoje.
A ciência por definição busca o novo, faz com que tentemos conquistar o mundo, pois é uma procura por algo que não se conhece, portanto, o caminho da ciência, é uma invenção daquilo que é desconhecido em determinado momento, uma descoberta, e muitas das vezes ela encontra o inusitado. “Mario Sergio Cortella escritor e palestrante, alega que a ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer nação que almeje dar a seus cidadãos uma vida mais sofisticada”. Muitas dessas descobertas cientificas, são descobertas inesperadas e que podem mudar visivelmente nossa visão de mundo, e muitas dessas descobertas em decorrer da história, foram feitas sem muito pensamento do que seria feito depois dela, elas eram nutridas por essa urgência de conhecer o mundo. Nesse processo do ser humano de sempre querer saber mais, acaba com que sempre tende a querer saber o sentido das coisas.
...