Metodologia Te Um Tcc
Trabalho Escolar: Metodologia Te Um Tcc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hosanarufino • 25/9/2013 • 395 Palavras (2 Páginas) • 652 Visualizações
5 METODOLOGIA
5.1 TIPO DE METODOLOGIA
A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e terá enfoque qualitativo. Segundo Thiolent (1988, p. 17) a “pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.” E pelo pesquisador estar ativo na pesquisa, também caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Para Thiolent (1988, p. 14) a pesquisa-ação é:
um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Acreditamos, pois, que esta escolha metodológica nos permitirá alcançar os objetivos traçados para este estudo.
5.2 SUJEITO E LOCAL DA PESQUISA
Os sujeitos da pesquisa serão alunos do 1ª e do 5ª ano, professores e alunos que frequentam estas turmas e bolsistas do Projeto PIBID. A pesquisa será realizada na EMEB Basiliano do Carmo de Jesus da cidade de Sinop/MT.
5.3 PROCEDIMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Para coleta de dados serão realizadas entrevistas semi-estruturada com os alunos, professores da escola e bolsistas do PIBID, também serão realizadas observações participante. Segundo Chizzotti (2003, p. 90), “a observação [...] participante é obtida por meio do contato do pesquisador como o fenômeno observado, para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e seus pontos de vista”. Também para coleta de dados será utilizado o diário de campo.
5.3.1 Coleta e análise dos dados
A coleta de dados será realizada por meio de perguntas semi-estruturadas que consiste em uma conversa informal, que pode ser alimentada por perguntas abertas e informais, proporcionando maior liberdade ao entrevistado. Para Andrade (2001 p. 146), “uma entrevista pode ter como objetivos averiguar fatos ou fenômenos; identificar opiniões sobre fatos; descobrir os fatores que influenciam opiniões, sentimentos e condutas”.
Um dos métodos que dará respaldo a pesquisa será a observação participante. Através de anotações no diário de campo buscarei compreender os gestos, ações, risos e falas, realizadas na hora do conto, interpretando o olhar de cada criança, bem como do processo reflexivo desenvolvido pela pesquisadora e grupo de bolsistas.
A análise dos dados será feita a partir de uma triangulação entre entrevistas, observações e diário de campo, trazendo na íntegra algumas partes das entrevistas, para fazer uma comparação entre as entrevistas/diário de campo/observações.
...