O Filme “E a Vida Continua”
Por: Edjane0804 • 15/3/2020 • Resenha • 519 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
O filme “E a vida continua”, retrata o surgimento de uma epidemia nos anos 80, levando à óbito, diversas pessoas. Inicialmente essa doença foi observada nos Estados Unidos e França. Através de pesquisas médicas, epidemiológicas e sociais, foi percebendo-se que essa nova doença tinha o índice de mortalidade de (40% a 100%) e, que poderia estar sendo espalhada pela comunidade gay, causando grande polêmica social, política e financeira.
Através da descoberta da AIDS- Síndrome da deficiência imunológica adquirida, foi percebido que novas doenças foram se desenvolvendo nas pessoas infectadas pelo retrovírus, como a Pneumonia pneumocística, Sarcoma de Kaposi (câncer de pele), Hepatite B e entre outras, pois a AIDS destrói o sistema imunológico dos infectados, ou seja, o sistema imunológico para de funcionar, acarretando em novas doenças. Então um grupo de médicos, epidemiologistas e demais profissionais, se juntaram para estudo de caso, pesquisas foram desenvolvidas com os infectados, pois até então, a suspeita é de que essa epidemia vinha da comunidade gay, recebendo o nome de “câncer gay”, ou dos haitianos, transmitida apenas pelo ato sexual. Com o decorrer das pesquisas foi observando-se que a doença atingia crianças, heterossexuais e hemofílicos.
Foi um período de grande preconceito, pesquisas à respeito da doença, seu período de incubação, foi um caminho longo e árduo. Grandes nomes como o Dr. Robert Gallo, Dr. Dom Francis e entre outros são destacados na descoberta da AIDS. Com as novas descobertas do retrovírus, foi então sendo trabalhado a prevenção, educação e a possibilidade de viver mais e melhor.
Sarcoma de Kaposi
É um tipo de câncer de pele, causando diversas placas, avermelhadas, roxas ou deixando a pele inchada. Causado pelo herpevírus humano tipo 8 (geralmente quando o sistema imunológico está enfraquecido, por exemplo: pessoas com AIDS). As vezes o câncer pode invadir os tecidos moles e até o osso.
O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer. Geralmente acomete pessoas de pele clara, que praticam esportes ou trabalham ao ar livre. Existem quatro tipos de Sarcoma de Kaposi, ele atinge diferentes grupos de pessoas, são eles:
- Sarcoma de kaposi clássico: afeta homens mais velhos de descendência italiana, leste-euroupeia ou judaica.
- Sarcoma de kaposi endêmico: Atinge um lugar específico. Crianças e adultos jovens de algumas partes da África.
- Sarcoma de kaposi associado à imunossupressão: quando o sistema imunológico está enfraquecido, devido à algum transplante de órgão.
- Sarcoma de kaposi associado a AIDS: (epidêmico), atinge pessoas com AIDS, ( a maioria dos casos é nos Estados Unidos).
Pneumonia Pneumocística
A pneumocistose é uma doença causada por um fungo, denominado Pneumocystis jiroveci, é considerada uma pneumonia (inflamação dos pulmões). É conhecida como uma infecção oportunista, pois os fungos atacam somente quando o sistema imunológico está fraco. Geralmente quando há presença de outras doenças como a AIDS, lúpus ou a quem fez transplante de órgãos.
A pneumonia pneumocística é transmitida pela saliva dos portadores. Causa tosse seca, febre, falta de ar, fadiga e dor no peito. O alerta dessa doença foi feito em 1981, nos Estados Unidos, em pacientes com AIDS, constatando que 80% dos pacientes desenvolviam a pneumocistose, sendo uma das principais causas de mortalidade.
Referências
- https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/c%C3%A2nceres-de-pele/sarcoma-de-kaposi
- https://minutosaudavel.com.br/pneumocistose/
...