E A Vida Continua
Pesquisas Acadêmicas: E A Vida Continua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 16042005 • 27/11/2013 • 308 Palavras (2 Páginas) • 507 Visualizações
PLANO DE AULA
Objetivo:
Orientar as crianças de 1ª série na criação de noções de orientação e simbologia.
Tempo: 2 horas de aula
Estratégia:
O passo inicial será dividir a turma em grupos, no máximo 3, no qual cada grupo desenha 1 integrante no papel pardo, em tamanho original, e também seus acessórios e partes correspondentes do corpo. Essa atividade é para criar noções de lateralidade, coordenadas.
Depois, representaremos, em forma de legenda, cada parte correspondente do corpo, usando simbologias. Com isso, daremos noções de simbologia.
Trabalhando as noções de lateralidade:
Com os bonecos no chão, faremos uma dinâmica, no qual cada representante do grupo, tem que seguir as orientações do “mestre”. O mestre, por sua vez, diz o que o grupo tem que fazer, como por exemplo: pisar no pé direito, sentar em cima, sentar em baixo (do boneco) etc.
Materiais didáticos:
- Papel pardo
- Lápis ou giz colorido
- Papel branco
- Fita adesiva
Nordeste e seus ritmos
A escola deve ser um lugar em que a convivência com a dança aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes ritmos e culturas, reavivando a capacidade de sentir e expressar o que é a essência do corpo humano é capaz através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem corporal.
A dança na escola deve estar voltada para a importância da aprendizagem do movimento e da exploração da capacidade de se movimentar. A intenção é tornar real a dança na escola, pra que ela deixe de ser apresentada apenas um contexto específicos como apresentações de dia dos pais, mães, festas juninas entre outros.
Com o Projeto “Nordeste e seus ritmos“ queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre esta região, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, pesquisa, interpretação, exposição de idéias, músicas, danças e composições.
Possibilitando o auto conhecimento, compreensão de si mesmo e do mundo, prazer, contato com lúdico e desenvolvimento da consciência crítica.
...