O Freud x Jung
Por: Adrielle Kalschne • 13/6/2021 • Projeto de pesquisa • 513 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
FREUD[pic 1]
- Criador da Psicanalise
- Dividiu a psique em inconsciente, pré-consciente e o consciente
- O Ego é em grande parte consciente e formado a partir do ID, que é totalmente inconsciente, o superego emerge do ego e é em grande parte inconsciente.
- Ego centro da consciência e da personalidade
Dimensões para o conceito de humanidade:
- Determinismo x livre-arbítrio: A visão de Freud era determinista, ele acreditava que o comportamento humano era determinado por eventos passados, estes enraizados no inconsciente.
Caderno parcial livre e determinado ao mesmo tempo. ??
- Pessimismo x otimismo: A teoria psicanalítica é essencialmente pessimista. Para Freud nascemos com o impulso de vida (sexual) e de morte (agressão, destruição). O ego vive em constante conflito intermediando entre Id e superego. Inconscientemente somos todos antissociais com sentimentos de ódio até mesmo por amigos, família e amantes.
- Causalidade x teleologia: A teoria de Freud é com alta em causalidade, com olhar para o passado. As pessoas estão presas na luta entre Eros e Tanatos, ou seja, impulso de vida e de morte e estes forçam as pessoas a repetirem padrões primitivos de comportamento.
- Consciente x Inconsciente: A Psicanálise é Inconsciente, Freud acreditava que somos movidos pelo inconsciente para satisfazer nossos impulsos sexuais ou agressivos.
- Influencias sociais x biológicas: Como médico Freud viu a personalidade humana de um ponto de vista mais biológico.
- Singularidade x semelhança: nesse aspecto a teria de Freud assume uma posição intermediaria, onde o passado evolutivo molda as semelhanças e as experiências da infância moldam a singularidade da personalidade.
JUNG
- Criador da Teoria Analítica
- Dividiu a Psique Humana em ego, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.
- O Ego emerge do inconsciente e é totalmente consciente.
- Ego centro da consciência e Self centro da personalidade.
Dimensões para o conceito de humanidade:
Para Jung os seres humanos são constituídos por muitos polos opostos. Não podendo ser classificado como determinista ou propositiva, otimista ou pessimista. Para ele as pessoas são motivadas em parte pelos pensamentos conscientes em parte pelo inconsciente. Sua motivação vem de fatores causais e teleológicos. Para Jung as pessoas são compostas por forças opostas. Usando a persona com seu lado socialmente aceitável a sociedade, mas também com a sombra, o lado sombrio tentando ser escondido não apenas da sociedade como também de si mesmo.
...