TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONÁRIO PSICOMETRIA

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

LEGISLAÇÃO EM TESTES PSICOLÓGICOS

  • Quais são as finalidades, respectivamente, das resoluções CFP Nº 007/2003 e CFP Nº 009/2018?

R: A 007/2003 institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes da avaliação psicológica; define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos.

  • Defina o que são testes psicológicos de acordo com a resolução CFP Nº 009/2018

R: São instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou técnica de uso privativo do psicólogo.

  • Quais são os requisitos mínimos e obrigatórios para:
  • Inventários, escalas e testes de múltipla escolha

R: Apresentação da fundamentação teórica e dos contextos para os quais o teste foi desenvolvido; evidências empíricas sobre validade, precisão e normatização; apresentação do sistema de interpretação e correção dos resultados; compilação dos dados em um manual técnico.

  • Testes projetivos

R: São exatamente idênticos aos requisitos dos testes objetivos, dando especial ênfase à precisão do avaliador, quando sua correção for complexa.

  • Defina quais são as tarefas da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica

R: É integrada por psicólogos convidados (mínimo de 4 convidados) que tenham conhecimento em testes psicológicos. A CCAP analisa e emite um parecer sobre os testes psicológicos encaminhados ao CFP além de apresentar sugestões para o aprimoramento dos procedimentos e critérios envolvidos nessa tarefa.

  • Descreva as etapas para tramitação de testes recebidos para avaliação da Comissão Consultiva do CFP

R: Recepção, análise, avaliação, comunicação da avaliação aos requerentes com prazo para recurso, análise de recurso, avaliação final.

  • Depois de aprovados, os testes podem ser utilizados por tempo indefinido? Justifique sua resposta

R: Não. Os seus dados referentes à padronização devem ser revisados num prazo de 15 anos, já em relação à validade e precisão, esse prazo é de 20 anos, a contar pela data da aprovação do teste psicológico pela Plenária do CFP.

  • Em qual situação testes psicológicos não aprovados pela Comissão Consultiva do CFP podem ser utilizados?

R: Casos de pesquisa científica.

  • Descreva os princípios éticos e técnicos a serem respeitados pelo psicólogo na redação dos documentos

R: Que a natureza do objeto de estudo descrito no documento é de caráter não-definitivo e não-cristalizado, sendo determinada pelos fatores históricos, sociais, econômicos e políticos.

(Princípios éticos: o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo (...) cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações - identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder.

Princípios técnicos: O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. O DOCUMENTO, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo).

  • Quais são as modalidades de documentos que podem ser redigidas pelo psicólogo?

R: Declaração, atestado psicológico, relatório/laudo psicológico, parecer psicológico.

  • Descreva o objetivo e as partes mais importantes de:  
  • Uma declaração

R: Visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico com a finalidade de declarar: comparecimento em atendimento; Acompanhamento psicológico; Informações sobre as condições de atendimento (dia, horário, tempo de acompanhamento, etc.). Deve expor: registro do nome e sobrenome do solicitante; finalidade do documento (por exemplo, para fins de comprovação); registro de informações solicitadas em relação ao atendimento (por exemplo: se faz acompanhamento psicológico, em quais dias, qual horário); registro do local e data da expedição da declaração; registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações.

  • Um atestado psicológico

R: Certifica uma determinada situação ou atestado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de: justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante; justificar estar apto ou não para atividades especificas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução; solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato. Deve expor: registro do nome e sobrenome do cliente; finalidade do documento; registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta – podendo ser registrado sob o indicativo do código da Classificação Internacional de Doenças em vigor. Registro do local e data da expedição do atestado; registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações; assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo.

  • Um relatório psicológico

R: Apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica; Deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição. Deve conter: Narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário. Os termos técnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam; Deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com