O QUESTIONÁRIO SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Por: Tonim89 • 1/10/2018 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
4º PERÍODO / NOITE
QUESTIONÁRIO SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Recife -PE
2018
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL
- Como aconteceu a trajetória de desenvolvimento histórico da AP?
A história da avaliação psicológica confunde-se com a história dos testes psicológicos. Cattell, em 1890, publicou um artigo no qual utilizou pela primeira vez na literatura psicológica o termo teste mental, referindo-se à descrição de uma série de testes que eram aplicados em estudantes universitários, na tentativa de determinar seu nível intelectual. O próprio Cattell reconheceu a necessidade de padronizar, controlar a qualidade e as restrições profissionais quanto à utilização e distribuição dos testes psicológicos.
- Quais os principais teóricos que contribuíram para o estabelecimento da Avaliação Psicológica?
Entre os principais teóricos podemos destacar James McKeen Cattell, Hermann Rorschach, Lee Cronbach e Robert Glaser.
- Quais as vertentes que influenciaram o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão?
Esta pergunta nos remete para as quatro grandes áreas da filosofia e para os quatro passos importantes da descoberta e comunicação científica. As quatro grandes divisões da filosofia são: metafísica, epistemologia, lógica e axiologia.
- Como foi que a avaliação psicológica se estabeleceu no Brasil? Cite os teóricos que contribuíram e exemplos de acontecimentos.
No Brasil, desde o início do século XX, tínhamos laboratórios desenvolvendo pesquisas nessas áreas. O primeiro laboratório foi fundado em 1907 e, em 1924, Medeiros Costa publicou o primeiro livro sobre testes psicológicos no país. O livro de Medeiros Costa está disponível no Museu Virtual da Psicologia do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Avaliação Psicológica é uma área da Psicologia, um campo de atuação ou contexto de execução?
A avaliação psicológica é um processo, geralmente complexo, que tem por objetivo produzir hipóteses, ou diagnósticos, sobre uma pessoa ou um grupo. Essas hipóteses ou diagnósticos podem ser sobre o funcionamento intelectual, sobre as características da personalidade, sobre a aptidão para desempenhar uma ou um conjunto de tarefas, entre outras possibilidades.
...