O Que é EPISTEMOLOGIA E Psicologia ?
Artigos Científicos: O Que é EPISTEMOLOGIA E Psicologia ?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msantos0480 • 10/9/2014 • 516 Palavras (3 Páginas) • 538 Visualizações
O que é EPISTEMOLOGIA?
Epistemologia ou teoria do conhecimento vem do grego do Episteme (conhecimento); Logos(discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.
A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético?
Podemos dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião e busca o conhecimento, ele defende que a crença é um determinado ponto de vista subjetivo, já o conhecimento é verdade justificada, a teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Para ele o conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em explicar e uma realidade, analisar o que ocorre determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.
Existe outro tipo de conhecimento que não se encontra na teoria de Platão o conhecimento prático, o saber como.
A epistemologia também estuda a evidência do sentimento que temos da verdade do pensamento, mas no sentido forense de prova, isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.
Resumindo a Epistemologia, é a teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.
O que é Psicologia?
Psicologia, Psique (mente) + logia (estudo) = estudo da mente, psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Estes estudos eram feitos por filósofos, que tentavam entender a mente humana através da observação do comportamento.
Sócrates, Platão e Aristóteles que começaram a instiga pela investigação da alma humana:
Para Sócrates a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.
Platão discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, que tinha como função a ligação entre mente e corpo.
Já Aristóteles discípulo de Platão – entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psique como o princípio ativo da vida.
O rumo da nova ciência foi influenciado pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt, o campo desse estudo surgiu quandoWilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha.
Os estudos deWundt se baseavam na análise das sensações e sentimentos através do uso de introspecção, processos extremamente subjetivos. Porém, ao longo do tempo foram surgindo novos pensamentos, vários outros psicólogos, formaram grupos de estudos, discordantes do modelo de Wundt; as quais tambem nem sempre concordavam entre si. Apesar de tais escolas serem vistas como forças que competem entre si, cada uma dessas escolas apresentou sua parcela significativa
...