O Relatório cotidiano
Por: elizangelapratti • 9/5/2016 • Relatório de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Observação Shopping paulista ( Patio Vip)
Domingo, 06\03
Horario: 11:21
Entrei no shopping Paulista às 11:21, as lojas estão fechadas por ser domingo mas mesmo assim tem um fluxo de pessoas razoável, passei por pessoas que aparentemente vieram em busca de um lazer ou distração.
Observei casais andando descontraídos, pessoas sozinhas em seus celulares ou fazendo leituras, algumas param em frente as lojas e observam os produtos expostos nas vitrines.
Há jovens no shopping, muitos idosos e um número muito maior de pessoas de meia idade. Vi muitos casais heteros passeando, alguns com filhos, também observei a presença de homoxessuais, mas estes são minoria no local. O local também é frequentado por orientais e esse com um número bem grande.
Andei pelos 3 do shopping e o que mais chamou minha atenção foi a ausência de pessoas negras no local, o único negro é o meu colega que esta fazendo a observação comigo. E isso me causou uma certa interrogação, mas continuei minha observação.
Percebi nos rostos dos mais jovens uma expressão mais sorridente, conversam entre si e estão sempre com os seus celulares a mão. Os mais velhos caminham ou até mesmo quando estão sentados nos bancos não conversam muito entre si e estão com um olhar mais serio, sem muita interação.
As pessoas neste shopping estão todas bem vestidas, caminhando sem pressa e algumas bem pensativas.
Cheguei ate a praça de alimentação do shopping, sentei com meu colega de sala e começamos a observar o local, notei um numero bem grande de pessoas negras no ambiente e isso me chamou bastante a atenção, pois os mesmos não estavam passeando descontraídos no shopping e sim trabalhando. Estão atrás dos balcões anotando pedidos, nas chapas fazendo lanches, limpando mesas e chão.
Nesta hora fiquei tão pensativa que por alguns instantes parei de observar o que acontecia a minha volta e pensava na desigualdade racial, no porque nesta sociedade moderna ainda nos deparamos com tal situação.
Enfim voltei a minha observação e comecei a olhar as pessoas que estavam sentadas comendo, as pessoas que estavam na fila dos restaurantes e lanchonetes fazendo seus pedidos, e me chamou a atenção foi uma única jovem negra sentada comendo em uma mesa com mais três pessoas brancas. Eles estavam bem vestidos, e conversavam bastante entre si. Me chamou a atenção também muitas pessoas estarem fazendo a refeição sozinhas.
Mas o meu olhar sempre se voltava para as pessoas negras que estavam trabalhando, e então comecei a observa-las mais atentamente. Elas assim como as pessoas brancas que estão trabalhando também não sorriam, estão extremamente concentradas e quietas, algumas mulheres estão maquiadas, então percebo vaidade nelas. Alguns conversam, mas a conversa parece estar voltada para o trabalho. As que estão limpando o chão parecem estar em um mundo isolado das outras, pois ninguém as percebe no local ao menos que esbarrem nelas. Passaram dois seguranças por mim conversando um com o outro e estão dando risada.
Levantei e fui dar mais uma volta no shopping, comecei a observar os casais, e o que me chamou a atenção foi o fato dos casais não terem mais que três filhos. Muitas famílias que estavam ali eram com postas por no máximo quatro pessoas.
Terminei a observação ás 13:00, e tive a impressão de ser um lugar frequentado por pessoas de varias idades, de vários gêneros, que a classe social se misturam no mesmo ambiente, mas em diferentes contextos, e que a desigualdade social é gritante neste shopping.
...