O Relatório de Estágio
Por: Doca23 • 19/11/2023 • Relatório de pesquisa • 3.505 Palavras (15 Páginas) • 47 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO / RS
Psicologia
Estágio Básico II em Psicologia
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Núcleo Psicológico Vínculos Transformadores Lar Esperança
Aluno: Mauricio Fastofski
Matrícula: 202108435376
Professora Greice Carvalho
PORTO ALEGRE – RS
2023
RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA
Mauricio Fastofski
Relatório de Estágio desenvolvido no Núcleo Psicológico Vínculos Transformadores Lar Esperança para disciplina de Estágio Supervisionado Básico II, do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Estácio - Centro / RS.
Supervisora: Psicóloga Mirian Cruz
Local: Vínculos Transformadores Lar Esperança - Fatasda
Acadêmica: Psicóloga Greice Carvalho dos Santos
PORTO ALEGRE – RS
2023
SUMÁRIO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. REVISÃO TEÓRICA 4
4. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO 6
5. RELATO DAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO REALIZADAS 7
5.1 Calendário de Intervenções Grupo de Adolescentes 8
5.2 Intervenção escolhida para ser relada 8
6. ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO 10
7. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO – Atividades e intervenções 11
7.1 Avaliação do local 11
7.2 Autoavaliação 11
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
10. ANEXO A – FICHA DE ACOLHIMENTO
11. ANEXO B – AVALIAÇÃO DE RISCO DE SUICÍDIO
12. ANEXO C - AVALIAÇÃO DA SUPERVISORA LOCAL DO ESTÁGIO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: Mauricio Fastofski
Matrícula: 202108435376
Local de estágio: Núcleo Psicológico Vínculos Transformadores Lar Esperança
Endereço: Rua Nadir Feijó 74, Passo do Feijó – Alvorada/RS
Telefone: 51-990132100
Período de estágio: De julho a dezembro de 2023
Psicóloga Supervisora do local: Mirian Cruz Cruz CRP 07/24980
Supervisora Acadêmica: Greice Carvalho
2. INTRODUÇÃO
Ter a oportunidade de vivenciar a vida de um profissional de psicologia, dentro da ética, da questão técnica e de conhecimento, entendendo e respeitando as legislações vigentes que permeiam a profissão e se inserir dentro do contexto de responsabilidade social de um psicólogo são os primeiros objetivos de estagiar na área psicológica. O conhecimento desenvolvido ao longo do curso transformado em ferramentas de trabalho para os desafios encontrados também são objetivos importantes deste estágio. Poder planejar e executar intervenções orientadas pela supervisão e ainda utilizar das problemáticas trazidas pelas demandas para qualificar estas intervenções e poder usar do universo teórico no campo prático.
3. REVISÃO TEÓRICA
A psicodinâmica é a abordagem que escolhi para fazer o acompanhamento de todo o estágio, principalmente dentro da condução e observância do grupo de adolescentes.
Um grupo terapêutico psicanalítico é uma modalidade de tratamento que reúne um pequeno número de indivíduos com o objetivo de compartilhar experiências, reflexões e insights sobre suas vidas. “O êxito que a terapia passa a ter no indivíduo haverá de obtê-la igualmente na coletividade” (Freud 1913, pág. 63). Esse tipo de abordagem terapêutica baseia-se nos princípios da psicanálise, uma teoria desenvolvida por Sigmund Freud, que busca compreender os processos mentais inconscientes e sua influência no comportamento humano. LAMEIRA, V. M.; COSTA, M. C. DA S.; RODRIGUES, S. D. M. Fundamentos Metodológicos da Pesquisa Teórica em Psicanálise. Revista Subjetividades, v. 17, n. 1, p. 68, 23 ago. 2017.
A participação em um grupo terapêutico psicanalítico para adolescentes permite que os jovens tenham apoio, diminuindo a sensação de solidão, o grupo oferece a oportunidade de compartilhar experiências e aprender com os outros o que desenvolve as habilidades de empatia e comunicação. O motivo para ingressar no grupo e a experiência de vida são consideradas como componentes influentes naquilo que Pichon-Rivière (2005) denominou heterogeneidade do grupo. A tese do autor é a de quanto mais heterogêneo é um grupo, maior a probabilidade de ser eficaz e atingir o seu objetivo. A homogeneidade e heterogeneidade de um grupo afetam os seus resultados. Para Pichon os grupos heterogêneos apresentam mais recursos, pois a presença de mais diferença pode implicar em mais diversidade para a troca do que em grupos homogêneos. Entretanto os grupos heterogêneos, pela sua diversidade, apresentam maior dificuldade em seu funcionamento do que os grupos homogêneos, porém o processo de crescimento torna-se mais eficaz em função das trocas interpessoais.
...