O SOFRIMENTO PSÍQUICO
Por: geiciwermuth • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 168 Visualizações
UNIC[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O QUE É PSICOLOGIA CLÍNICA? 4
2.2 O SOFRIMENTO PSIQUICO 6
3 O QUE É SAÚDE MENTAL 7
3.1 A DIVERSIDADE DE TEORIAS SOBRE A LOUCURA 7
3.2 UM BREVE OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA LOUCURA 8
3.3 QUEM PODE SER AFETADO 8
3.4 INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS COM DOENÇA MENTAL 9
3.5 PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL 9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos mostrar mais a fundo o que envolve a psicologia clínica, e saúde mental. Primeiramente é necessário entender o que é a psicologia em geral, como se originou e suas determinadas funções para o auxilio na vida humana.
A psicologia é o estudo da alma e mente, é a ciência que estuda e analisa os comportamentos e processos mentais de um indivíduo.
Pode-se definir a psicologia como uma ciência por que ela é regida pelas mesmas leis do método cientifico nas quais regem as outras ciências: busca por conhecimentos objetivos baseados em fatos. É a descrição, explicação, previsão e o controle do desenvolvimento do seu objetivo de estudo.
Descrever o comportamento significa antes mais o desenvolvimento de métodos de observação e analises que sejam possíveis, e depois utilizar esses procedimentos para o levantamento de dados. A explicação ocorre através daquilo que foi observado pelo psicólogo procurando explicar ou esclarecer tais comportamentos.
A partir dessas informações será elaborado o trabalho para melhor entender sobre a psicologia clínica, e a saúde mental em seguida elaborar tentativas para estabelecer tais explicações sobre os assuntos citados.
- DESENVOLVIMENTO
A psicologia é um termo de origem grega, derivando da junção de duas palavras pshyché que significa mente e alma, ou espirito e logos que é o estudo, discurso ou ciência, portanto nos quer dizer o estudo da mente ou da alma.
Atualmente a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento, sentimentos e processos mentais dos seres humanos, tais como: aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, desenvolvimento, emoções, perturbações psíquicas e tudo o que envolve a relação das pessoas com os outros ou com ela mesma.
O médico alemão Wilhelm Wundt é considerado um dos primeiros fundadores da psicologia como ciência moderna, o mesmo criou o primeiro laboratório de psicologia experimental na Alemanha em 1879. O aluno de Wundt, Lightner Witmer, foi o primeiro a utilizar o termo psicologia clínica, em 1896 fundou a primeira clínica psicológica.
A psicologia clínica é o mais antigo ramo da psicologia que trata pacientes que sofre de algum mal estar psicológico, Sigmund Freud e Carl, por exemplo, trabalham com psicologia clínica.
Enquanto ciência, a psicologia pode ser definida, em sentido como tentativa de compreensão dos fenômenos e processos mentais do homem, com o objetivo de garantir o equilíbrio mental necessário para ter uma vida desenvolvida particularmente. O trabalho da psicologia clínica incide por um lado na intervenção em Psicopatologia que é: Diagnostico e o Acompanhamento, e por outro lado, na promoção da saúde mental que é: Uma Perspectiva de prevenção.
Escutar cada paciente, ouvir suas histórias e a partir daí estabelecer um diagnostico que o oriente em busca de alivio emocional. Esse é o trabalho do psicólogo clínico que ajuda a pessoa a se conhecer melhor, e consequentemente a lidar com seus anseios e sentimentos de forma mais tranquila e saudável.
- O QUE É PSICOLOGIA CLÍNICA?
Sabe aquela imagem do psicólogo conversando com o paciente no divã? Pois então, aquela pessoa escutando e fazendo anotações em um caderninho é provavelmente um clínico.
O cotidiano da profissão nos dias de hoje já não correspondem exatamente esta ideia, mas de certa forma um psicólogo clinico ouve o que o paciente tem a dizer, e a partir daí coloca seus conhecimentos em pratica, buscando o tratamento mais adequado.
A psicologia clínica é um ramo da psicologia que trata de transtornos mentais. O profissional tem como objeto de estudo a mente de seu cliente, revelada por meio da fala, assim o psicólogo traça um diagnostico e aplica psicoterapias, buscando sempre a reabilitação psicológica do paciente e o restabelecimento de sua saúde mental.
Um psicólogo clínico pode focar seu trabalho em diferentes campos. Por exemplo:
● Intervenção em famílias;
● Psicologia infantil;
● Psicoterapias em pessoas adultas;
● Reabilitação neuropsicológica;
O paciente do psicólogo clínico não costuma ter um perfil social definido. Pessoas de todas as idades e de todas as origens estão sujeitas a padecer de transtornos mentais em seus mais variados graus. Muitas vezes o paciente, tem um problema ligado à sua própria individualidade psicológica, enquanto em outras vezes a causa pode ser fruto de seu meio social ou familiar.
...