O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.
Ensaios: O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alerck • 7/10/2014 • 420 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.
Fenomenologia: estudo do fenômeno a seu princípio.
A meados do século XIX o fenômeno da fenomenologia encontrou Franz Bretano, Karl Stumpf e Edmund Husserl.
Husserl, matemático alemão com interesse em Astronomia, se aproximou da filosofia durante os anos de 1884 a 1886, sendo ouvinte aos cursos de Franz Bretano, interessando-se cada vez mais pela filosofia.
De Bretano, Husserl levou a noção de intencionalidade da consciência e a distinção entre fenômenos psíquicos e fenômenos físicos, alegando que os fenômenos podem ser percebidos, em seu modo de percepção original, como seu conhecimento fundamental, partindo da experiência, tornando-se acessível através de atos intencionais da consciência e a relação com o mundo.
De Karl Stumpf, psicólogo e professor de filosofia em Halle, Husserl sendo seu assistente, levou para o movimento fenomenológico a distinção de fenômenos em categorias – sons, cores, imagens – e funções mentais.
A partir de então, no início da década de 1940, com Husserl, a fenomenologia disparou e atraiu diversos seguidores em várias partes do mundo inspirando o início do movimento.
O primeiro passo de Husserl foi a crítica ao naturalismo positivista, contrapondo-o com a ideia de retornar as coisas mesmas, com a intuição de separar o pensar do que é pensado. Assim, expõe que tenhamos os fenômenos como ponto de partida, pois a consciência é sempre consciência de alguma coisa. — ‘’ Toda consciência é consciência de algo ‘’ - Husserl.
Através desses parâmetros Husserl trouxe o conceito de redução fenomenológica, isto é, a suspensão de toda e qualquer verdade estabelecida, qualquer afirmação ou conceito pressuposto tornando o mundo um fenômeno, objeto de estudo, que pode ser visado através de milhares de vivências distintas.
Husserl como principal percursor da fenomenologia, trouxe uma nova visão contrapondo as teorias e ciências apresentadas até então, visadas por compreensões empíricas. Através de Husserl a visão perceptiva foi além, trazendo a observação e a exclusão de qualquer paradigma ou verdade imposta ao todo original.
...