O Sexo Segundo Freud
Trabalho Universitário: O Sexo Segundo Freud. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinaandrade • 16/3/2014 • 3.476 Palavras (14 Páginas) • 453 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências, Letras e Artes
Curso de Filosofia
Disciplina: Introdução a Psicologia
Professor: Rodolfo Tsuyoshi Manabe
Aluna: Ana Carolina Andrade e Silva
Matrícula: 011316972 Período: 2014.2
João Pessoa,2014
O Sexo Segundo Freud
Trabalho proposto pelo professor,
Rodolfo Tsuyoshi Manabe
com tema livre, como avaliação
da segunda nota do segundo período .
João Pessoa,2014
Ana Carolina Andrade e Silva
O Sexo Segundo Freud
Trabalho proposto pelo professor,
Rodolfo Tsuyoshi Manabe
com tema livre, como avaliação
da segunda nota do segundo período .
Data de Entrega: 18 de Fevereiro de 2014
Professor Rodolfo Tsuyoshi Manabe
Universidade Federal da Paraiba
Centro de Ciências, Letras e Artes.
____________________________________
O Sexo Segundo Freud
Resumo
O texto expõe as teorias de Freud sobre o desenvolvimento da sexualidade desde seu nascimento, explicando de forma simples todas as descobertas, etapas e até pressupostos distúrbios, enfrentadas pelas pessoas desde criança até a idade adulta ou considerável para a perpetuação da espécie. Idealizador da psicanalise, renomado no mundo inteiro Freud estava adiante em sua época, seus conceitos deixaram uma geração de conservadores perplexos causando sempre muitas críticas em suas investigações.
Palavras Chave: sexo, desenvolvimento, distúrbios.
ABSTRACT
The text exposes Freud's theories on the development of sexuality from birth, explaining in simple terms all discoveries, steps and even assumptions disorders faced by people from child to adult or considerable age for the perpetuation of the species. Founder of psychoanalysis, renowned worldwide Freud was ahead in his time, his concepts have left a generation of conservatives always perplexed causing widespread criticism in their investigations.
Key words: gender, development disorders.
Sumário
Introdução_________________________________________________1
O Sexo____________________________________________________2
O Sensual e o Genital________________________________________3
A Evolução Sexual___________________________________________4
O Complexo de Édipo________________________________________6
O Complexo de Castração____________________________________9
Conclusão_________________________________________________10
Referências________________________________________________11
Introdução
A interpretação de Freud sobre o sexo escandalizou a sociedade em que vivia, em uma época um tanto quanto conservadora, a afirmação de que a sexualidade está presente em bebês, em todo o nosso corpo e muitos dos distúrbios apresentados por adultos como as neuroses tem uma ligação inconsciente com nossa sexualidade foi muito criticada e até refutada por alguns membros mais conservadores da sociedade, no entanto com o passar do tempo foram aceitas e inseridas de tal forma no nosso cotidiano que até nos dias de hoje ainda podem ser utilizadas na forma de base para pesquisas ou ainda como teoria para identificação de distúrbios.
1
O Sexo
De acordo com Freud a sexualidade é uma dimensão humana essencial, e deve ser entendida na totalidade dos seus sentidos. A teoria da sexualidade infantil começou a ser pesquisada durante tratamentos clínicos em seu consultório, nos quais observou transtornos psicológicos apresentados por seus pacientes já adultos. Ele buscava tratar os distúrbios de histeria. Neste sentido, pode-se perceber que a criança não foi o ponto de partida, nem tão pouco o desejo de estudo de Freud mas a busca por solucionar os problemas emocionais apresentados por seus pacientes.
A fim de entender sobre sexualidade infantil torna-se importante primeiramente compreender a diferença existente entre “sexo” e “sexualidade”. Enquanto o Sexo é entendido a partir do biológico, remetendo-se a ideia de gênero, feminino e masculino, a sexualidade vai além das partes do corpo, constituindo-se como uma característica que está estabelecida e está presente na cultura e história do homem.
Em seus trabalhos Freud defende que a sexualidade surgiria na criança desde seu nascimento, e que o mau desenvolvimento dessa sexualidade pode ser a causa das neuroses.
Como um instinto, que segundo nosso autor é uma força que nos excita continuamente pelo qual o ser busca atingir prazer, ele se manifesta desde o nascimento, porém esse prazer na infância não é o mesmo no adulto, já que no adulto seu
...