O TRABALHO E EALIENAÃO
Por: Jessica Laiza • 1/6/2021 • Resenha • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
Trabalho e Alienação
• “Pelo trabalho o homem se autoproduz”
• Quais as visões filosóficas e históricas do trabalho?
• O que é e quais os tipos de alienação?
“Pelo trabalho o homem se autoproduz”
Quando o homem trabalha ele está produzindo e se auto produzindo. O trabalho dignifica o homem, pois quando produz, está utilizando seu tempo e seu esforço de modo a contribuir com sua própria existência na sociedade.
Pelo trabalho o homem desenvolve habilidades e imaginação e passa a conhecer as próprias forças e limitações. Ele produz para se ajudar.
Por exemplo: Se eu produzir uma plantação, estou me auto produzindo. Estou perdendo plantando e ganhando colhendo, ou seja, o trabalho é produzido pelhomem, mas ele também produz o homem.
Visão filosófica do trabalho
Pelo trabalho, o homem transforma a natureza e nessa atividade se distingue do animal, porque sua ação é dirigida por projetos (antecipação da ação pelo pensamento), sendo portanto, deliberada intencionalmente. O homem é um ser que trabalha, produz para o mundo, e a si mesmo. O trabalho humano é a ação dirigida por finalidades, a resposta aos desejos da natureza na luta pela sobrevivência. Significa que pelo trabalho, o homem se autoproduz.
O trabalho se realiza sobre tudo, como atividade coletiva, além de transformar a natureza, procede a união dos homens. O trabalho transforma o próprio homem, pois o trabalho altera a visão do que ele tem do mundo, e de si mesmo. A liberdade não é dada ao homem, mas é o resultado de sua ação transformadora sobre o mundo.
Visão histórica do trabalho
- Pelo trabalho o homem é capaz de transformar a natureza em atividades que se distingue do animal porque sua ação é dirigida diretamente para um projeto (antecipação pelo pensamento). O trabalho estabelece a relação dialética entre teoria e prática, ou seja, além de colocar o trabalho em prática, antes deve-se estudar as várias teorias sobre o mesmo e se especializar para obter um histórico além da transformação na natureza.
A concepção de trabalho está ligada à uma visão negativa, como diz na Bíblia : “Adão e Eva, depois de provarem a fruta do pecado eles conheceram o trabalho de perto como punição por terem desobedecido”.
O nome TRABALHO, vem do vocabulário latino (tripaliare do substantivo tripalium) que significa aparelho de tortura. A antiguidade desvalorizava todo o trabalho manual quando se tratava de escravo, enquanto que atividades teóricas eram fundamentais. Segundo Platão, a finalidade dos homens livres é justamente a contemplação das idéias, o mesmo ocorreu na Roma. Na idade média Santo Tomás de Aquino procurava reabilitar o trabalho manual, assegurando-se que os trabalhos são equivalentes mas na verdade a própria construção teórica do seu pensamento na visão grega tende a valorizar as atividades contemplativas. Na idade moderna, tudo começa a se alterar e o ininteresse por artes mecânicas ficava cada vez maior.
A burguesia procurou por novos mercados e a necessidade de estimular as navegações, os empreendimentos marítimos descobriram o novo caminho para as Índias e as terras do novo mundo. Alguns séculos mais a frente,foi inventado por Pascal, a primeira máquina de calcular, Torricelli constrói o barômetro, aparece o tear mecânico. Desta forma surgem as primeiras matérias inauguradas por Galileu.
São elas: a ciência, a física e a astronomia. A máquina faz parte de tal fascismo da mentalidade do homem moderno, que explica o comportamento dos animais como se fossem máquinas e como se o universo fosse um relógio.
O que é Alienação?
Na vida cotidiana, na ciência ou na filosofia, o conceito de alienação assume diversos papéis e significados. Tendo assim, muitos usos específicos dependendo da disciplina que o ultiliza.
- Filosoficamente, o conceito de alienação foi elaborado pela primeira vez pelo filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Segundo ele, a alienação é uma característica essencial do homem (a mente finita). A alienação se dá por meio da produção de coisas, para expressar-se em objetos, sejam coisas físicas, produtos culturais ou instituições sociais.
- Já para Marx, a alienação não é puramente teórica, manifesta-se na vida real, através da divisão do trabalho, quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu.
- Juridicamente, significa a perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda;
- Na psiquiatria, alienista é o médico de alienados mentais;
- A alienação religiosa é um fenômeno de idolatria, onde o povo cria ídolos e a eles se submetem ;
- Segundo a concepção política de Rousseau, a soberania do povo é inalienável, isto é, pertence somente ao povo, que não deve outorgá-la a nenhum representante, devendo ele próprio exercê-la.
- Na linguagem comum, alienadas são as pessoas desinteressadas dos assuntos importantes, tais como questões políticas e sociais.
Tipos de Alienação:
Alienação social: Alienação social é um termo que se refere à maneira pela qual membros de uma sociedade tornam-se padronizados e perdem – ainda que parcialmente – seu senso crítico. Dessa forma, surge como consequência o “senso comum”, que é um conjunto de crenças e suposições populares edificadas a partir da falta de reflexões profundas. Ou seja, o senso comum é o que torna tudo raso e supérfluo.
Alienação cultural: é a alienação (diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios) atravéz da cultura de massa que é a tv, os programas, revistas, jornais, rádios, panfletos e entre outros meios que faz com que as pessoas fiquem alienadas recebendo apenas a informação para que elas fiquem cada vez mais consumistas em vez de receber e ganhar conhecimentos culturais , criando uma sociedade de consumo sem que as pessoas percebam que elas fazem parte disso. Além disso, as pessoas se tornam menos cultas por só receberem informações “selecionadas”.
...