O Uso Da Hipnose Com Trauma
Trabalho Universitário: O Uso Da Hipnose Com Trauma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thevanzis • 26/9/2014 • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
“O futuro mais brilhante; é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.”
Clarice Lispector
A Hipnose é uma das técnicas mais úteis no trabalho com Traumas. Um trauma é tudo aquilo que excede a capacidade de suportar de uma pessoa gerando sintomas de Estresse Pos-traumático. O trauma é formado por inúmeras variáveis: os sintomas, a desregulagem neurológica, pesadelos, gatilhos, entre outras.
A Hipnose é uma ferramenta que ajuda trabalhar os traumas sobre vários aspectos: proteção; regulação de afeto; dessensibilização.
O Trauma paralisa as pessoas no tempo e no espaço, faz com que fiquem reféns dos sintomas. A Hipnose é uma ferramenta que possibilita a recuperação destes recursos, a recuperação da liberdade de alma, é como diz Milton Erickson: não existem pessoas sem recursos, mas estados sem recursos.
O trabalho com Hipnose na Dessensibilização de Traumas são inúmeros, entre eles podemos ressaltar:
O Trabalho Simbólico;
Instalando recursos;
A Construção e ajustes de habilidades;
Restabelecendo as barreiras de Proteção
Compassando o medo de encarar o trauma;
Freese-frame;
V/KD.
O Trabalho Terapêutico com Traumas
O tratamento e a dessensibilização de traumas deve ser um trabalho cuidadoso e feito passo a passo. Inicialmente devemos instalar segurança e proteção e depois ir dessensibilizando o trauma de forma parcimoniosa e protegida
O Trauma é um quadro patológico complexo que envolve dissociação e qualquer procedimento terapêutico com Traumas deverá ser precedido por técnicas protetoras. Cria-se um espaço livre de conflito onde o cliente possa se ancorar nos momentos de crise, restaurando a barreira de proteção e estabelecendo recurso, antes de dessensibilizar o Trauma. O trabalho simbólico usando a hipnose é a técnica de primeira escolha para este procedimento.
O Trabalho Simbólico
O trabalho Simbólico é uma das grandes ferramentas da hipnose no trabalho com Traumas. A utilização de símbolos se baseia em Sugestões que é a comunicação ou a criação de uma idéia que proporciona uma reação, fugindo ao controle da consciência. A sugestão é algo que provoca um efeito e associações com outras idéias.
Os Símbolos constituem uma das mais poderosas técnicas disponíveis de mudança, pois estabelecem uma ligação direta com as emoções e os padrões mais profundos de comportamento.
Uma vivência traumática é carregada de emoções negativas que são armazenadas no corpo físico, que devem ser liberadas para que a dessensibilização possa ocorrer. Essas emoções negativas armazenadas no corpo podem criar numerosos problemas emocionais e podem até favorecer doenças, paralisações.
As emoções negativas acumuladas no decorrer da vida são armazenadas não somente como lembranças, mas também no corpo físico. Essas emoções armazenadas podem tornar-se uma parte integrante de nossa personalidade e identidade. Uma vez que essas emoções não representam à natureza verdadeira do indivíduo, elas podem freqüentemente bloquear seu sucesso em diversas áreas da vida. A focalização direta das emoções incorporadas pode criar mudanças nos diferentes contextos.
Os sintomas traumáticos não são causados pelo acontecimento desencadeador em si mesmo. Eles vêm do resíduo congelado de energia que não foi resolvido e descarregado; esse resíduo permanece preso no sistema nervoso onde pode causar danos corporais e emocionais. Os sintomas em longo prazo são debilitantes e freqüentemente bizarros e se desenvolvem quando não podemos completar o processo de entrar, atravessar e sair da "imobilidade" ou do estado de "congelamento".
As pessoas a partir de suas experiências da vida passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites que faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço. Excede todos os limites de segurança e suporte. A Hipnose utiliza simbolismo (metáforas) como uma ferramenta que permite protegidamente com que o cliente recupere a barreira de proteção e segurança.
O trauma deixa Traços Mnemônicos que são como marcas, sempre que é revivido com intensidade provoca retraumatizações. O afeto fica preso dentro das marcas, quanto mais profunda marca mais o afeto fica aprisionado. O afeto precisa ficar livre porque representa energia de vida. O trauma é uma marca muito profunda que prende o afeto, então se precisa criar uma maneira para que o afeto se libere de forma segura, com isto libertando o corpo que está aprisionado nas memórias traumáticas.
Construindo ajustes de habilidade
Na prática clínica, a Hipnose pode ser usada para ensinar novas habilidades, amplificar os recursos existentes ainda latentes, associar as pessoas a novas idéias e perspectivas e para outras aplicações semelhantes no “mundo real”. Construir e ajustar habilidades são amplificações de pensamentos reais, sentimentos, percepções e comportamentos que afetam diretamente o funcionamento do cliente.
A Hipnose pode ser usada para facilitar experiências imaginativas, mas a essência da aplicação clínica da Hipnose está em ajudar as pessoas a desenvolver habilidades no “mundo real” mesmo que isto seja feito de forma simbólica.
A Hipnose é um processo interpessoal e ocorre em um contexto social. Fatores intrapessoais são obviamente importantes assim como os interpessoais. Esses envolvem um ajuste e um reajuste às necessidades, habilidades e respostas do cliente à medida que a terapia se processa. A Hipnose é descrita como uma função da responsividade do indivíduo.
A Dessensibilização dos Traumas
"A doença mental é uma quebra da comunicação entre as pessoas".
"O desenvolvimento dos sintomas neuróticos constitui um comportamento de caráter defensivo e protetor. Por ser um processo inconsciente, é assim excluído da compreensão consciente,
...