O conceito de estruturalismo
Artigo: O conceito de estruturalismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eddii201333 • 16/9/2014 • Artigo • 375 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
O Estruturalismo foi um conceito fundado por, Edward Bradford Titchener, foi um divisor de águas entre a Psicologia estruturalista, de Wundt, e a funcionalista, com Franz Brentano na Europa e William James na América.
Esse tema aborda qualquer língua como um sistema na qual um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos. O que determina o modo como pensamos, nos relacionamos com os outros, nos comportamos a mesa, nos vestimos e vivemos em família.
Pode-se dizer que o estruturalismo foi o último movimento filosófico francês a ganhar notoriedade mundial, logo após o existencialismo, por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando diferenças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo, para o estruturalismo, ao contrário, não existem fatos isolados, mas partes de um todo maior, alguns fenômenos podem ser explicados não pelo que deixam a mostra, mas por uma estrutura subjacente, há fatos que possuem uma relação interna, de tal forma que não podem ser entendidos isoladamente, mas apenas em relação aos seus pares antagônicos.
O estruturalismo é uma corrente de pensamentos das ciências humanas que se inspirou no modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações, é uma abordagem que veio a se tornar um dos métodos mais expressamente usados para analisar a língua, cultura, e filosofia na segunda metade do século XX. De um modo geral o estruturalismo procura explorar as inter-relações das estruturas através do das quais os significados é traduzido através da cultura.
2. O Funcionalismo, foi o primeiro sistema de Psicologia com raízes americanas, consistia um protesto contra a Psicologia experimental de Wundt, e a Psicologia estruturalista de Titchener, pois ambas não davam respostas em questões funcionalistas, sobre o que e como a mente produz. A visão se tornou o ponto central do funcionalismo americano, foi a teoria de que a Psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim sobre o estudo da adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente.
Para o funcionalismo, os psicólogos deveriam estudar o condicionamento dos processos mentais das crianças, dos animais, anormalidades, diferenças individuais, entre as pessoas, ao invés de tentar entender o conteúdo
...